Os 5 Melhores Microfones para Gravar Bateria

by | 17 Jul, 2019

Você conhece os 5 melhores microfones para gravar bateria? Leia o artigo e conheça os melhores modelos disponíveis!

É importante saber quais são os 5 melhores microfones para gravar bateria. Pois cada modelo tem suas caracteristicas distintas e para efetuar esse tipo de gravação são necessários microfones específicos.

Embora alguns deles possuam preços muito altos, existem os que são mais em conta. Porém, em um processo de gravação é necessário possuir equipamentos de boa qualidade.

Como utilizar microfones para gravar bateria?

Em primeiro lugar precisamos falar sobre o processo de gravação de uma bateria e como ele ocorre. Tudo começa pelo local onde será feita essa gravação que deverá ser amplo em casos de bateria acústica.

Nisso será definido se a gravação será feita em um estúdio especializado ou em um Home Studio. Assim serão necessários os equipamentos de boa qualidade para efetuar todos os processos.

Uma bateria possui muitas peças e acessórios e dependendo do tamanho dela serão necessários muitos microfones. Então tudo depende de como será feito o processo para gravar bateria.

Serão no mínimo 8 microfones requeridos para fazer a gravação isolada de cada uma dessas peças. Além disso, é necessário uma interface com a quantidade suficiente de canais para plugar os microfones.

As principais peças de uma bateria que precisam ser gravadas são:
– Bumbo
– Caixa/Esteira
– Tons
– Over Heads (Pratos e totalidade da bateria)

Então como podemos notar não basta ter qualquer equipamento, pois a gravação ficaria ruim. Com isso é necessário conhecer quais são os 5 melhores microfones para gravar bateria.

Microfones esses que devem ser de alta qualidade e possuírem uma excelente captação do som. Para que assim seja possível realizar um processo bastante profissional, evitando problemas e amadorismo.

São recomendados os kits de microfones, pois eles permitem captar cada parte da bateria de forma isolada. E ainda é mais fácil de adquirir do que comprar um de cada vez.

Quais os 5 melhores microfones para a gravação de bateria?

Após todas essas importantes explicações, vamos falar sobre os microfones e os seus kits. Citaremos primeiro os melhores kits e depois os melhores microfones isolados.

Os melhores kits de microfone disponíveis para gravar bateria são:
– CAD PRO-7 7
– Shure PGDMK6-XLR
– Audio DP-7
– Audix FP7
– Samson 8Kit

Os preços variam de baratos a caros, dependendo do modelo, durabilidade e captação do som. A qualidade sonora dependerá muito desses equipamentos, por esse motivo não se deve economizar nesse quesito.

Existem diferenças entre os kits de microfone e os comprados de forma individual. Pois o que vem no Kit é específico para uma determinada peça. Já no individual a pessoa é quem escolhe onde utilizá-lo.

Bom, agora vamos citar quais são os 5 melhores microfones para gravar bateria de cada uma das peças.

5 melhores microfones para gravar bateria

Os 5 melhores microfones para o bumbo da bateria

O bumbo da bateria poderá ser gravado com mais facilidade com a aquisição de um bom microfone. Veja abaixo os melhores modelos de microfone para essa peça da bateria:
– AKG D112
– Shure Beta 52
– Audix D6
– Sennheiser e602
– Audio-Technica ATM25

Uma boa dica é colocar um cobertor que seja bem pesado no interior do bumbo. Isso amortece as batidas e evitará ressonâncias e chacoalhadas do instrumento.

Para sons melhores e mais fortes basta posicionar o microfone dentro do bumbo. Respeitando o limite de 5 a 10 cm do pedal da bateria.

Colocar um cobertor em volta do bumbo pode ser outra alternativa para se obter um som bem potente. Usar dois microfones sendo um em cada pista também é vantajoso.

5 melhores microfones para gravar bateria

5 melhores microfones para a caixa da bateria

A caixa da bateria tem uma importância muito grande na sonoridade do instrumento. Por isso é importante tanto escolher bons microfones quanto posicioná-los corretamente. Os melhores são:
– Shure SM57
– Shure SM58
– Shure Beta 57a
– Sennheiser e609
– Audix i5

Coloque o microfone com uma distância de apenas alguns centímetros para um som com maior potência e ambientação. Podem ser usados 2 microfones e assim os resultados serão melhores. Mais ainda faltam algumas peças para sabermos quais são os 5 melhores microfones para gravar bateria toda.

5 melhores microfones para o chimbal da bateria

Para o chimbal da bateria temos outros modelos de microfones que funcionam muito bem. É importante posicionar o microfone entre a caixa e o chimbal em um ponto onde a baqueta acerta o instrumento.
– Calrec
– Neumann KM84
– AKG C1000S
– AKG C451
– SM81 Shure

5 melhores microfones para os Tons da bateria

Para os tons da bateria serão necessários os seguintes microfones para uma melhor qualidade no som:
– Sennheiser MD 421
– Sennheiser e604
– AKG 112
– AKG D220
– Shure SM 57 LC

5 melhores microfones para os Overheads da bateria

Geralmente são utilizados dois microfones específicos para a gravação dos Overheads. Os melhores modelos disponíveis no mercado para gravar o som dessa peça são:
– Rode NT5
– Neumann U87
– Hebden sound HS3000
– SM81
– AT 4021

A altura que esses microfones são deixados ao gravar também é bastante importante. Assim será muito melhor para captar a ambientação dos pratos da bateria.

Para uma melhor captação posicione-os a 45° graus direcionando os ao centro do sistema. Direcioná-los para o centro dos pratos também pode ser uma boa opção.

5 melhores microfones para o Room da bateria

Na gravação da room basta utilizar os microfones que citaremos abaixo e a qualidade sonora será boa. Veja a lista abaixo:
AKG 414
Neumann U87
Neumann TLM 103
Rode NT2A
Audio-technica At4040
Como podemos ver é bastante trabalhoso e muitas vezes caro realizar esse processo de gravação. Mas após sabermos quais são os 5 melhores microfones para gravar bateria isso se torna menos complicado.