Aplicativos para edição de áudio: Os 5 que todo mundo deveria conhecer

Você conhece um bom aplicativo para edição de áudio? Temos nesse artigo os 5 aplicativos para edição de áudio que todo mundo deveria conhecer.

Escrito por Adriano

Em 07/05/2020
"

Leia Mais

Pensar em edição de áudio já nos traz a imagem de um studio com computador, interface, DAW, instrumentos e muitos outros elementos necessários. Mas, por que não pensar na edição de áudio em tempo real, em qualquer lugar e com, apenas, o celular? Os aplicativos para edição de áudio estão, cada vez, mais presentes na vida dos produtores do mundo todo. Nesse artigo, falaremos sobre os 5 aplicativos para edição de áudio que todo mundo deveria conhecer.

É fato que a tecnologia evolui para tornar mais fácil qualquer tipo de tarefa. Com a produção musical não poderia ser diferente. Poder registrar as ideias assim que elas surgem é um sonho realizado para quem produz música. E por que não realizar algumas edições nesse registro e enviar para os parceiros, ou até mesmo realizar uma produção remota em conjunto?

Para isso, existem aplicativos de gravação e edição de áudio que você pode levar para qualquer lugar. Vamos apresentar uma lista com 5 aplicativos que são excelentes ferramentas para que você possa gravar e editar em qualquer lugar e a qualquer hora.

Mas, antes de escolher seu aplicativo de edição de áudio, é importante entender a edição de áudio. Pensando nisso, criamos um artigo para que você saiba tudo sobre a arte da edição de áudio. Vale muito a pena conferir. Agora vamos aos 5 aplicativos para edição de áudio que você precisa conhecer.

1. WaveEditor – Um aplicativo profissional para edição de áudio

wave editor android0000 - Aplicativos para edição de áudio: Os 5 que todo mundo deveria conhecer

O WaveEditor for Android é um gravador e editor de áudio com pegada profissional e com muitos recursos para o usuário trabalhar. Com ele, é possível gravar, mixar e até masterizar uma faixa de áudio, com recurso multiTrack. Esse aplicativo de edição de áudio, desenvolvido pela Sound-Base Audio e pela LCC, suporta vários tipos de arquivo, o que o torna um excelente conversor para se ter em mãos.

O WaveEditor traz uma série de efeitos nativos em seu diretório, para que o usuário possa realizar a mixagem do áudio gravado, sem precisar de outro aplicativo para o processo. O aplicativo também conta com plugins de equalizador, compressor, noise gate e muitos outros que possibilitam uma boa mixagem e até a masterização.

É importante destacar também as ferramentas de corte, inserção de silêncio, conversão, macros e muito mais, tudo em uma barra de fácil acesso. Assim, o usuário não perde tempo buscando as ferramentas no aplicativo e trabalha de forma muito mais simples e rápida.

O WaveEditor permite a exportação do áudio final para os principais formatos de áudio (WAV, MP3, FLAC, OGG…). Assim, o usuário pode realizar todo o processo, da gravação à masterização, e ainda exportar o áudio para compartilhar e divulgar. Então, os usuários do Android têm uma excelente ferramenta em um aplicativo de edição de áudio.

2. WavePad – Um aplicativo de áudio para todos os usuários

wavepad editor de audio - Aplicativos para edição de áudio: Os 5 que todo mundo deveria conhecer

Não, não estamos repetindo o aplicativo anterior. O WavePad Music and Audio Editor é um aplicativo para edição de áudio da NHC Software que já está há bastante tempo no mercado. Esse aplicativo está disponível para Android e IOS, além de poder ser usado no Windows e MAC.

Estamos falando de um gravador multitrack e multiplataforma que pode ser um grande aliado para quem não quer parar de produzir, mesmo fora de casa. O WavePad também é bastante intuitivo, e traz muitas funcionalidades na barra principal, facilitando o acesso.

Com ele, o usuário também pode realizar vários ajustes no áudio, como cortes, ajustes de volume, inserção de silêncio etc. Claro que não podemos esquecer que, com esse aplicativo, o usuário pode realizar a mixagem do áudio, por meio dos plugins nativos de equalização, compressão e tudo mais.

O WavePad traz, ainda, efeitos para instrumentos como amplificadores de guitarra, efeitos de pedais e filtros que são de grande utilidade para quem é instrumentista e quer produzir durante uma viagem, por exemplo. Esse aplicativo é uma verdadeira arma para o produtor que que deseja continuar ativo, mesmo fora do studio.

3. n-Track Studio – Aplicativo poderoso para criação musical

ntrack studio 90000 1024x577 - Aplicativos para edição de áudio: Os 5 que todo mundo deveria conhecer

Esse aplicativo promete ser um verdadeiro studio de criação e gravação. Com duas versões, sendo uma paga e uma gratuita, o n -Track Studio está disponível para Android e IOS. Além de gravador, esse aplicativo de edição de áudio é um sequenciador, que permite a criação de ritmos e batidas.

O n-Track studio traz muitas opções de recursos, como plugins para mixagem e masterização, instrumentos musicais, como bateria e piano, e muitos recursos como amplificadores para guitarra e baixo. Temos nesse aplicativo uma DAW completa para o músico ou produtor levar no bolso para onde for.

Assim como os demais aplicativos para edição de áudio já citados, o n-Track Studio permite gravar, editar, mixar e masterizar o áudio sem precisar de outro programa. Também é possível utilizar controladores MIDI ligados à porta USB do Smartphone, expandindo ainda mais as possibilidades.

A versão Pro do aplicativo está à venda por R$ 49,00 na Play Store da Google e por R$ 112,00 na App Store da Apple. O software também conta com a sua versão para computador e apresenta recursos profissionais para gravação e edição de áudio, assim como suas versões móveis.

4. Garage Band – A DAW (Digital Audio Workstation) da Apple

garage band - Aplicativos para edição de áudio: Os 5 que todo mundo deveria conhecer

O Garage Band não é apenas um aplicativo para edição de áudio, é uma DAW completa criada pela Apple especialmente para músicos e produtores musicais. Por isso, esse aplicativo já traz uma variedade de instrumentos virtuais em seu pacote, como baterias, pianos, cordas e muito mais.

O Garage Band também conta com a própria biblioteca de VST’s que contém excelentes amplificadores de guitarra e baixo. O gravador multitrack permite a produção de músicas completas com vários instrumentos, além das possibilidades de edição, mixagem e masterização ao alcance de um toque na tela.

O Garage Band é um aplicativo de edição de áudio que permite realizar cortes, ajustes e qualquer outro tipo de trabalho nas faixas de áudio gravadas e nas tracks de instrumentos virtuais. Além disso, com a unificação dos sistemas da Apple, é possível continuar as fases do projeto em qualquer dispositivo Apple.

Sendo assim, o usuário pode gravar uma música pelo celular, durante uma viagem, e realizar a edição, mixagem e masterização no computador do studio. Essa funcionalidade é uma excelente ferramenta para quem precisa estar ligado ao studio o tempo todo.

Então, se você dispõe de dispositivos Apple, o Garage Band é o aplicativo para edição de áudio perfeito para você trabalhar no studio, na rua, em uma viagem de avião ou qualquer outro lugar.

5. Walk Band – O Garage Band para quem usa Android

walk band audio - Aplicativos para edição de áudio: Os 5 que todo mundo deveria conhecer

Não estamos falando aqui de uma versão do Garage Band para Android, mas de uma alternativa à altura para quem não utiliza dispositivos da Apple. O Walk Band é um aplicativo para edição de áudio que segue os mesmos princípios do gigante musical da Apple, desenvolvido para o sistema Android.

O aplicativo, desenvolvido pela Revolution Soft Inc, também oferece uma vasta biblioteca de instrumentos virtuais, plugins e efeitos para gravação, mixagem e masterização. Sendo assim, o usuário do Android terá uma experiência de criação tão boa quanto os usuários do iOS.

No entanto, o Walk Band não oferece a possibilidade de unificação com o computador que encontramos com o aplicativo da gigante americana, já que o Android é um sistema que funciona apenas em celulares e alguns tablets. Mas isso não é motivo para não fazer uso dessa ferramenta.

O Walk Band é o aplicativo perfeito para quem busca uma estação de trabalho completa para gravar, editar, mixar e masterizar sem ter que estar fechado em um studio. Esse é mais um aplicativo que possibilita ao músico criar com liberdade em qualquer lugar e a qualquer tempo.

Considerações finais

Ter um aplicativo de edição de áudio na palma da mão para nunca deixar de produzir é uma ótima opção para quem é músico e produtor musical. A inspiração pode surgir a qualquer momento e ter uma ferramenta para registrar tudo é sempre bom. Sendo assim, os aplicativos acima, certamente irão ajudá-lo na sua jornada de produção, levando a realizar projetos e sonhos, que talvez você já tenha pensado em deixar para trás.

Par ajudar ainda mais, o Portal da Produção oferece uma variedade de cursos sobre produção musical, gravação, mixagem, masterização e muito mais para sua evolução como produtor. Esses cursos o levarão a alcançar grandes resultados nas suas produções muito mais rápido. As aulas são bastante simples e intuitivas, tudo para que você absorva os conhecimentos de forma mais rápida e eficaz.

Confira nossa página e veja também muitos conteúdos gratuitos que são bastante úteis para auxiliá-lo em suas gravações. Videoaulas, pacotes de plugins, configurações e muito mais, tudo gratuitamente para acesso imediato.

Portal da produção 1024x543 - Aplicativos para edição de áudio: Os 5 que todo mundo deveria conhecer

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *