Editor de Áudio – Conheça os 5 melhores do mercado

Você conhece o melhor editor de áudio do mercado? Se você deseja se tornar um profissional do áudio é muito importante que você conheça.

Escrito por Kleber Sombini

Em 05/18/2020
"

Leia Mais

O editor de áudio é uma ferramenta indispensável em qualquer sistema de edição de som. É de extrema importância em qualquer cadeia produtiva nesse universo. Se você deseja se tornar um profissional do mundo do áudio já deve ter ouvido falar em edição.

Das tarefas mais simples como a gravação de um Podcast até as mais complexas como edição de som para cinema, exigem bons editores de áudio e bons profissionais.

Mas o que exatamente faz um Editor de áudio?

6epusf5wago 1024x683 - Editor de Áudio - Conheça os 5 melhores do mercado

Por definição, a edição pode ser entendida como um processo de organização do material gravado. Na cadeia produtiva, a edição faz parte do processo de pós produção, ou seja, o editor vai atuar de forma operacional depois que o áudio já foi gravado.

Estão entre as suas funções: Cortar trechos de áudios, copiar tracks, colar, renomear, normalizar, entre outras.

Vale ressaltar que um bom editor pode e deve participar das etapas anteriores como a gravação por exemplo, com o objetivo de garantir que o áudio esteja sendo captado da melhor maneira possível, e que a edição deste áudio possa ser feita visando os melhores resultados.

O editor de áudio tem um vasto mercado de trabalho podendo oferecer seus serviços para: Rádios, Produtoras de Conteúdo, Agências de Publicidade, Estúdios, Emissoras de Tv, YouTubers, etc.

E quais são os editores de áudio? Conheça os 5 melhores

Esse universo do áudio é um segmento que desperta grande interesse em músicos, audiófilos e entusiastas, mas nem sempre é possível investir grandes quantias em sistemas profissionais de edição.

A boa notícia é que é nos dias de hoje com o barateamento das produções, é perfeitamente possível conseguir excelentes resultados com pouco investimento, e em algumas vezes até de forma gratuita. Com um computador ou um notebook e uma placa de som podendo ser a placa onboard do computador, já é possível começar.

Eventualmente fazer uma lista com os melhores editores de áudio pode ser uma tarefa ingrata, pois o melhor e o pior são subjetivos, então adotamos alguns critérios para avaliação, que são:
● Custo x benefício.
● Facilidade de uso.
● Nível de Uso – Iniciantes, Intermediários e Avançado.

Os softwares de edição de aúdio que serão listados abaixo não estão em ordem crescente ou decrescente do melhor para o pior ou vice versa. Nessa lista não colocamos as Daws como Reaper, Pro Tools, Logic Pro X, Cubase pois entendemos que estes softwares estão em outra categoria.

1. Audacity – Um dos melhores editores de áudio

audacity editor de áudio - Editor de Áudio - Conheça os 5 melhores do mercado

Toda lista de editores de áudio deveria ter o Audacity. Disponível desde 1999, o sistema roda em Windows, Linux e Mac, é gratuito e disponível em português.

Se você trabalha com editores de áudio provavelmente já tenha em algum momento passado pelo Audacity.

Apesar de ser gratuito ele oferece grande parte dos recursos disponíveis nos editores de áudio mais robustos, tais como:


● Importar uma grande quantidade de tipos de arquivos de áudio.
● Importação de Arquivos MIDI.
● Possibilidade de Copiar, cortar e colar trechos dos arquivos de áudio.
● Mixar faixas e aplicar efeitos como Compressão e Equalização.

editor de áudio audacity 2 1024x200 - Editor de Áudio - Conheça os 5 melhores do mercado
Exemplos de tipos de arquivos de áudio para importação no Audacity:
editor de áudio audacity 3 1 1024x488 - Editor de Áudio - Conheça os 5 melhores do mercado
Exemplos de efeitos disponíveis no Audacity:

2. Sound Forge

eidtor de áudio sound forge 1024x517 - Editor de Áudio - Conheça os 5 melhores do mercado
Janela principal no novo Sound Forge 14

O Sound Forge talvez tenha perdido espaço no cenário atual, mas com certeza está entre os grandes editores de áudio.

Foi desenvolvido inicialmente pela Sonic Foundry e posteriormente comprado pela Sony onde permaneceu até 2016. Hoje ele pertence a Magix Software e passou por grande reformulação desde então.

Entre as principais mudanças no software podemos destacar a possibilidade de gravação multipista e a compatibilidade com Driver Asio.

A versão Suíte que é a mais completa vem agora com os famosos plugins Steinberg SpectraLayers Pro 6, Celemony Melodyne Essential e iZotope Ozone 9 Elements.

As versões disponíveis do Sound Forge são:

SOUND FORGE Audio Studio
SOUND FORGE Pro
SOUND FORGE Pro Suite
SOUND FORGE Audio Cleaning Lab 2

Todas as versões, valores e comparação entre os produtos você encontra clicando aqui.

O Sound Forge está disponível para Mac e Windows e no site do fabricante é possível baixar uma versão Trial de testes para avaliação.

3. Garageband

editor de áudio garageband 1024x509 - Editor de Áudio - Conheça os 5 melhores do mercado

Quando falamos em Apple temos sempre opiniões muito polarizadas. Apesar da marca dividir opiniões, não tem como falarmos de editores de áudio sem falar no Garageband, apesar dele ser considerado mais que um editor de áudio.

Disponível somente para sistemas da Apple, ele pode ser considerado uma alternativa ao Logic Pro X, seu irmão mais velho também da Apple.

Embora seja parecido com o Logic, o garageband tem funcionalidades reduzidas e é ideal para usuários da marca que estão iniciando seu caminho no universo dos editores de áudio.

Muito mais que um editor de áudio. O Garageband conta com uma imensa Biblioteca de loops e instrumentos virtuais de qualidade profissional para edição e produção musical.

São até 255 trilhas de áudio para você poder produzir qualquer coisa. Mesmo que você seja iniciante e não tenha nenhuma familiaridade com gravação e edição de áudio, o Garageband permite que você comece a criar e produzir sons na hora.
Você pode experimentar todos os seus recursos de forma gratuita.

Para saber mais sobre o Garageband, você pode acessar o site da Apple.

4. Adobe Audition

editor de áudio audiotion2 1024x545 - Editor de Áudio - Conheça os 5 melhores do mercado
Janela Principal do Adobe Audition.

A Adobe é mundialmente conhecida pelos seus poderosos softwares de Edição.

Talvez os mais conhecidos do público sejam o Adobe Photoshop, e o Adobe Premiere, mas não se engane, a Adobe possui uma grande quantidade e variedade de softwares que são utilizados em vários segmentos do mercado Audiovisual.

E o áudio não poderia ficar de fora. O Audition é uma estação de trabalho completa e poderosa. Pode ser usado na produção de conteúdos Audiovisuais, trabalhando de forma integrada com arquivos áudio e vídeo editando o áudio em Multi Tracks em conjunto com o vídeo, o que torna o software ideal para Sound Designers.

O Adobe Audition também é o software líder no segmento de restauração de áudio. Disponível para plataformas Windows e Mac, você pode fazer o Download da versão completa do software no modo Trial, válida por 7 dias.

5. Steinberg Wavelab

editor de áudio wavelab 1024x578 - Editor de Áudio - Conheça os 5 melhores do mercado
Steinberg Wavelab

Esse editor de áudio da Steinberg é extremamente poderoso e flexível, podendo ser usado para fazermos desde pequenas edições, até a finalização de áudio em alto nível.

Ele abrange todas as tarefas associadas ao processo de masterização.

É possível também reproduzir arquivos de vídeo no que a Steinberg chama de montagem de áudio, permitindo organizar, editar e processar o áudio de um vídeo.

O arquivo de vídeo importado é exibido como um clipe na trilha de vídeo.

Os vídeos podem ser importados arrastando e soltando em uma trilha de vídeo recém criada através do menu importar no arquivo ou na guia inserir da janela montagem de áudio.

Se a taxa de amostragem do arquivo de áudio incluído não corresponder à taxa de amostragem da sua montagem, você poderá criar uma cópia re-amostrada do áudio.

O Wavelab está na versão 10, e está disponível em três versões :
Wavelab LE
Wavelab Elements
Wavelab Pro.

A tabela comparativa entre eles, você encontra clicando aqui

Você pode fazer o Download da versão trial para Windows ou Mac válida por 30 dias.

Com tantas opções, qual o melhor editor de áudio?

Você deve ter percebido ao longo dessa matéria que os softwares são parecidos, mas todos eles têm características particulares. Nesse sentido o que pode funcionar bem para uma situação ou um estilo de trabalho, talvez não funcione tão bem para outro.

Como todos eles disponibilizam uma versão de testes, nossa dica é que você experimente cada um deles e veja com qual você se identifica, e qual deles se aplica melhor a sua necessidade.

Se você quer aprender muito mais sobre editores de áudio e ainda ter acesso a uma grande quantidade de conteúdo de forma gratuita veja tudo que disponibilizamos para você no portal da produção. Clique aqui para ter acesso.

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *