Editor de Áudio Grátis: Conheça os 3 Melhores do Mercado

Você conhece o melhor editor de áudio grátis? Preparamos um artigo completo para que você possa escolher o seu editor de aúdio preferido.

Escrito por Adriano

Em 05/18/2020
"

Leia Mais

Você é um entusiasta no mundo do áudio? Está começando a fazer suas primeiras gravações? Busca alternativas para começar a gravar suas demos com poucos recursos e sem ter que gastar dinheiro num estúdio musical? Esse artigo traz as três melhores opções de editores de áudio grátis para você gravar e editar suas faixas de de forma simples e rápida e, claro, sem gastar nada.

Com o avanço da tecnologia e a democratização do mercado musical, mais e mais pessoas estão começando a produzir de forma independente. Isso tem revelado uma grande quantidade de produtores musicais e músicos que fazem tudo em casa, com poucos recursos e alcançam grandes resultados. Com isso, muitos aplicativos de gravação e edição de áudio têm sido criados como ferramenta para essas produções.

Nesse artigo, falaremos sobre os três melhores aplicativos gratuitos de edição de áudio. Dentre os mais populares que foram testados, levamos em consideração três fatores: site oficial para download, funcionalidade e facilidade de operação. São eles:

1. Audacity – O mais popular dos editores de áudio grátis

audacity editor de áudio 1 - Editor de Áudio Grátis: Conheça os 3 Melhores do Mercado

Um dos mais conhecidos aplicativos gratuitos de edição de áudio, talvez o mais popular, o Audacity não podia deixar de ser o primeiro dessa lista. Esse editor de áudio está disponível gratuitamente no site oficial, para as plataformas Windows, MAC e Linux. Essa ferramenta também é distribuída por vários fabricantes de interfaces de áudio básicas, como a Behringer por exemplo.

Com interface simples e intuitiva, o Audacity é uma ótima opção para quem está iniciando no mundo do áudio. O programa trabalha com os drivers de áudio nativos do computador (MME, Directsound, WASAPI). Isso o torna melhor para gravações simples, usando apelas a entrada do computador.

Esse editor é o mais simples de se utilizar, pois traz uma barra de ferramentas bastante completa, que inclui até as configurações de áudio. Com isso, o usuário utiliza muitas funções sem precisar acessar um menu. O Audacity também permite que o usuário aplique efeitos no áudio e faça uso de plugins externos, incluindo VST’s.

Então, se você busca uma ferramenta confiável, leve e de fácil utilização, vale a pena fazer o download do Audacity e começar a produzir.

2. Oceanaudio – Um editor de áudio fácil, rápido e funcional

Oceanaudio editor de audio - Editor de Áudio Grátis: Conheça os 3 Melhores do Mercado

Com um visual mais moderno e chamativo, o Oceanaudio entra na nossa lista como um aplicativo um pouco mais completo que o Audacity. Sua principal vantagem, em relação ao seu colega anterior, é a possibilidade de trabalhar com o driver ASIO. Dessa forma, é possível utilizar de uma interface de áudio melhor que a placa nativa do computador.

O Oceanaudio pode ser baixado gratuitamente no site oficial do programa e está disponível para as plataformas Windows, MAC e Linux. Em relação ao uso, o Oceanaudio é um pouco mais complexo que o Audacity. Apesar disso, apenas alguns minutos de utilização, já são suficientes encontrar as funções e os comandos de forma fácil.

O Oceanaudio também permite que o usuário aplique efeitos às gravações e dá suporte a plugins VST. Se você quer um pouco mais de recursos, como por exemplo a visualização em espectrograma e a possibilidade de trabalhar com arquivos maiores, o Oceanaudio é uma ótima opção pra começar.

3. WavePad – Um editor para todos os tipos de usuários

wavepad editor de audio - Editor de Áudio Grátis: Conheça os 3 Melhores do Mercado

Finalizando a lista, temos o WavePad, que traz um visual mais profissional em sua interface. No entanto, não é só apenas o visual desse programa que surpreende, mas também sua funcionaidade. Produzido pela NHC Software e sendo a versão gratuita de um software profissional, o WavePad atende aos produtores mais exigentes.

Podendo, também, usar o driver ASIO para trabalhar com uma interface externa, esse aplicativo pode ser usado como um editor multitrack, através da aplicação MixPad, que já vem nele. Embora não seja uma DAW (Digital Audio Workstation), o WavePad é uma ferramenta muito completa e uma ótima opção para aqueles que buscam um software gratuito com mais possibilidades que o Audacity e o Oceanaudio.

Seus menus são fáceis de navegar e as funções são facilmente encontradas. Assim como os aplicativos anteriores, o WavePad permite a aplicação de efeitos e o uso de VSTs, porém se diferencia por já ter plugins nativos para tratamento do áudio. O software pode ser baixado gratuitamente no site da NHC e, além de estar disponível para Windows e MAC, pode ser baixado no IOS e Android, tornando-se um editor portátil e de bolso.

Se você está começando a sua jornada no mundo do áudio e da produção musical, esses três softwares podem ajudá-lo a se desenvolver e criar suas próprias produções sem ter que investir dinheiro em equipamentos e softwares caros para isso. Além disso, se você deseja complementar sua base, o Portal da Produção traz conteúdos, para que você possa construir sua base de conhecimentos, além de plugins e outras ferramentas que podem ser muito úteis na sua jornada. Assim como os editores de áudio descritos, esses conteúdos também são gratuitos e serão muito úteis para o seu aprendizado.

Bônus: Reaper – Mais que um editor de áudio, uma DAW

reaper audio - Editor de Áudio Grátis: Conheça os 3 Melhores do Mercado

Mesmo não estando na lista acima, o Reaper também pode ser classificado como um editor de áudio grátis. Isso mesmo, o mais novo queridinho dos produtores musicais e estúdios do mundo inteiro pode ser usado de graça por tempo indeterminado.

O Reaper tem dois tipos de licença (individual e comercial), no entanto, o desenvolvedor não obriga os usuários a licenciá-lo, simplesmente porque sua versão de avaliação nunca, você leu certo, nunca expira.

O Reaper é uma DAW completa, com suporte a todos os drivers de áudio disponíveis no mercado e conta com uma infinita gama de ferramentas nativas para edição, mixagem e masterização de áudio, além de das suporte ao uso de plugins VST, VST3, AU, DX e JS.

Com ele, o usuário pode realizar gravações complexas, com instrumentos virtuais e reais e trabalhar de todas as formas possíveis no tratamento do áudio. Portanto, se você busca um software profissional para produções profissionais, O Reaper é, sem dúvida, a melhor das opções.

Agora que você já escolheu seu editor de áudio grátis, você precisa de técnicas para gravar e editar suas músicas. Portanto, é necessário adquirir conhecimento para isso.

Além do conteúdo gratuito mencionado acima, o Portal da Produção oferece cursos completos para produtores musicais, incluindo o curso Reaper Experts. Esse curso desvenda totalmente a DAW que está caindo nas graças dos produtores musicais pelo mundo inteiro. Vale a pena conferir:

Portal da produção 1024x543 - Editor de Áudio Grátis: Conheça os 3 Melhores do Mercado

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *