Equipamentos para Home Studio: 7 que você deve ter no seu

Quer saber mais sobre equipamentos para home studio? Leia esse artigo e conheça 7 equipamentos que você precisa ter no seu.

Escrito por Adriano

Em 08/21/2020
"

Leia Mais

A música independente vem ganhando cada vez mais espaço no mercado mundial e, com ela, os Home Studios tem se tornado cada vez mais numerosos em todo o mundo. Muitos são os artistas que buscam produzir e lançar seus trabalhos sem a assinatura de uma grande gravadora.

Com esse crescimento no número de studios, cresceu também a dúvida sobre o que é necessário para se ter um studio de gravação em casa. Por isso, vamos listar 7 equipamentos para Home Studio que todo produtor independente precisa ter para alcançar bons resultados, seja em um studio de pequeno ou médio porte.

Nesse post, falaremos especificamente sobre os equipamentos necessários em um Home Studio, além do espaço e de um bom computador, pois sem esses itens, não se tem um Home Studio de qualidade. Mas, se você ainda não iniciou seu home studio e está planejando o primeiro passo, temos um guia completo para você começar seu Home Studio do zero, com tudo o que é necessário para tirar seu projeto do papel. Clique aqui e confira.

Portanto, se você já deu o primeiro passo e iniciou seu Home Studio, vamos à lista de 7 equipamentos que você precisa ter. Alguns desses equipamentos também aparecem no artigo indicado acima, mas alguns vem para complementar seu set up e ajudá-lo a facilitar o processo de gravação no seu Home Studio.

1. Interface de áudio – O primeiro equipamento para ter um Home Studio de verdade

interfaces de audio - Equipamentos para Home Studio: 7 que você deve ter no seu

Começamos essa lista com a interface de áudio, pois, embora esteja entre os equipamentos para Home Studio essenciais, é possível realizar suas primeiras gravações sem uma interface externa. É claro, que exige muito mais trabalho e os resultados não são os melhores, mas não é algo impossível.

Então, se seu home studio será apenas para um hobby, talvez você só precise de uma pequena mesa de som para ligar na entrada de áudio do seu computador e está tudo resolvido. No entanto, se você quer levar suas gravações a sério, uma interface de áudio é o primeiro equipamento que você precisa para começar a dar qualidade às suas gravações.

Existe uma infinidade de interfaces de áudio disponíveis no mercado, que atendem a todo tipo de home studio e studio profissional. Opções com poucos canais e recursos básicos terão valores mais acessíveis para quem não tem muitos recursos. Bons exemplos disso são as interfaces de entrada da Behringer.

Mas, também existem modelos com mais recursos, de marcas como a Focusrite ou a Presonus que vão atender àqueles produtores mais exigentes e que podem investir um pouco mais em uma boa interface. O importante é escolher a que se encaixa na sua realidade e, para isso, temos um guia completo sobre interfaces de áudio que pode auxiliá-lo na escolha. Dá uma olhada lá.

2. Microfones – Tenha pelo menos dois

microfone dinamico shure 1024x576 - Equipamentos para Home Studio: 7 que você deve ter no seu

Os microfones são os próximos equipamentos que todo Home Studio deve ter para que o produtor tenha opções diferentes de gravação. Para isso, é necessário que seu home studio tenha pelo menos dois microfones, um dinâmico e um condensador. Com eles, você pode realizar gravações de várias formas, combinando os dois, ou utilizando apenas um associado a instrumentos plugados direto na interface.

Como sugestão de microfone dinâmico, não se pode deixar de mencionar o Shure SM57. Esse microfone cria em um home studio muitas possibilidades que vão, desde a captação do auto falante de um amplificador de guitarra à gravação de instrumentos acústicos e até voz. É um verdadeiro coringa, uma ferramenta multiuso que todo home studio precisa.

No caso do condensador, indicamos o MXL 990, um microfone bastante conhecido, que oferece muita qualidade e tem um preço razoável. Existem outros modelos de outras marcas com preço mais acessível no mercado, mas para fazer par com o Shure SM57, é bom usar um microfone com qualidade semelhante.

Existe uma variedade infinita de microfones que podem ser usados das mais diferentes formas em um Home Studio. Mas, pra começar, indicamos pelo menos os dois mencionados acima, não necessariamente os modelos citados, mas os tipos de microfones abordados. Clique aqui se você quiser saber tudo sobre microfones, quais os tipos, principais modelos e funções.

3. Monitores de áudio – Ferramentas muito importantes na hora de mixar seu som

monitor de audio 1024x576 - Equipamentos para Home Studio: 7 que você deve ter no seu

Algumas pessoas podem achar que esses equipamentos não são tão essenciais assim em um Home Studio. De fato, não ter monitores de áudio não irá impedi-lo de realizar boas gravações e de mixar bem essas gravações. Uma boa mixagem pode ser realizada com um bom fone de ouvido. No entanto, ter monitores de áudio no seu home studio fará muita diferença.

Os monitores de áudio são responsáveis pela saída do áudio que o produtor ouve na hora de realizar a mixagem. Eles são a referência pela qual os ouvidos do produtor serão guiados para que as correções aplicadas sejam eficientes. Um bom monitor de áudio garante que não sejam realizadas alterações desnecessárias, bagunçando a sonoridade do áudio.

O problema é que esses equipamentos não são tão baratos como os demais listados até agora. Podemos dizer que os monitores de áudio serão os itens mais caros nessa lista de equipamentos para Home Studio. Para se ter bons monitores como os Yamaha HS5, por exemplo, é necessário desembolsar uma boa grana.

Para quem está começando o Home Studio e não tem muitos recursos para investir em equipamentos caros, existem soluções de baixo custo como os monitores da Edifier. Trata-se de caixas multimídia que oferecem bastante qualidade e precisão, não chegam a ser monitores de referência, mas oferecem qualidade para quem precisa iniciar.

4. Fone de ouvido – O parceiro dos monitores do seu Home Studio

fone 01 1024x683 - Equipamentos para Home Studio: 7 que você deve ter no seu

Qual a necessidade de ter um fone de ouvido, se eu já tenho monitores de áudio? E se eu preciso ter um fone de ouvido, qual a razão para investir em monitores de áudio? Simples, os monitores de áudio e o fone de ouvido são equipamentos para Home Studio que devem ser usados em conjunto.

Existe um motivo simples para que seu Home Studio tenha os dois equipamentos, a acústica. Quando falamos de Home Studio, estamos nos referindo a um espaço da casa usado para gravar. Muitas vezes, esse lugar não tem tratamento nem isolamento acústico.

Por essa razão, realizar a mixagem apenas com os monitores de áudio pode se tornar uma tarefa muito difícil. Por outro lado, utilizar apenas um fone de ouvido geralmente faz com que seu áudio não seja ouvido na ambientação natural. Isso vai tornar difícil conseguir uma boa mixagem e você perceberá claras diferenças no áudio quando reproduzi-lo em equipamentos de som diferentes.

Então, além dos seus monitores de áudio, tenha um bom fone de ouvido em seu Home Studio. Isso vai ajudá-lo a ter duas referências diferentes para trabalhar e atingir ótimos resultados nas suas gravações. A AKG oferece bons fones de referência a bons valores, que serão os parceiros dos monitores de áudio do seu Home Studio.

5. Controlador MIDI – um mundo de instrumentos em um único equipamento

sintetizador 1024x683 - Equipamentos para Home Studio: 7 que você deve ter no seu

Seguindo a nossa lista de equipamentos para Home Studio que você precisa, temos o controlador MIDI. Esse equipamento coloca uma banda inteira à sua disposição, sem que você precise ter todos os instrumentos físicos para tocar. Isso porque ele é a ferramenta mais usada em Home Studios de todo o mundo para se trabalhar com instrumentos virtuais.

Com um controlador MIDI e os plugins certos, seu Home Studio terá os melhores sons de bateria, orquestra, piano e até instrumentos elétricos como guitarras e violões. É um verdadeiro mundo de sons em um equipamento que pode caber em uma mochila. Existem controladores MIDI com apenas 25 teclas, o que os torna totalmente portáteis.

Porém, você pode ter um controlador do tamanho real de um piano em seu Home Studio. Alguns modelos desse equipamento ainda permitem controlar as funções da sua DAW e de vários plugins, como equalizadores e compressores. Isso facilita bastante o processo de mixagem, mais uma razão para que esse equipamento seja essencial em qualquer Home Studio.

Podemos citar como exemplo os controladores da M-Audio, que oferecem vários modelos para atender aos mais diferentes tipos de Home Studio, seja para produzir música eletrônica ou criar um arranjo de cordas com uma bela melodia clássica.

6. Pop Filter – Um equipamento simples que faz muito efeito

curso gravando violao e voz bg6 - Equipamentos para Home Studio: 7 que você deve ter no seu

Até agora falamos de equipamentos eletrônicos que você deve ter em seu Home Studio. Porém, existem equipamentos físicos e simples que fazem uma diferença gigante na hora de gravar, o Pop Filter é um deles. Estamos falando de um pequeno dispositivo acústico que é colocado na frente do microfone para controlar o fluxo da ar que sai da voz.

Isso mesmo, esse pequeno círculo com um tecido no meio (modelo mais popular) é um equipamento para Home Studio que vai livrar você de muita dor de cabeça na hora de gravar. É natural que palavras com “P” e “B” sejam emitidas com uma pressão de ar maior que as demais, mas isso é assunto para uma aula de canto.

O fato é que os “Pops”, como chamamos esses sons, atrapalham muito na hora de gravar. Em alguns casos, temos a impressão que há um bumbo de bateria soando junto com a voz e isso não dá pra ser removido da gravação. É aí que o Pop Filter entra. As camadas de tecido filtram esse fluxo de ar sem impedir que a onda sonora passe. Pronto, sua gravação de voz está limpa e clara.

Existem modelos de Pop filter com telas de metal, elásticos e muitos outros. Seus preços variam de R$ 70,00 a R$ 600,00. Algumas marcas de microfones, como a MXL por exemplo, oferecem esses equipamentos junto a seus microfones. Porém, eles podem ser comprados separadamente em empresas como a Santo Angelo.

7. Vocal Box – Difusor acústico para vocais em Home Studio

reflexion filter - Equipamentos para Home Studio: 7 que você deve ter no seu

Em um home studio, é praticamente impossível ter um espaço reservado para a gravação de voz. Por isso, muitos problemas, como a existência de ruídos atrapalham as gravações. Por isso, foram criados os vocal box, ou difusores acústicos para vocais. Esses equipamentos servem para isolar o microfone do ambiente do Home Studio. Assim, há a simulação de uma sala isolada para a gravação de voz.

O Vocal Box é um equipamento para home studio muito simples, que pode inclusive ser feito em casa com madeira e espuma acústica. Esse equipamento é preso ao pedestal, por trás do microfone, oposto á posição do vocalista. Com isso, ele isola os sons da parte de trás do microfone condensador, garantindo que a fonte sonora seja priorizada.

Empresas como a Vibrasom produzem esse equipamento por encomenda. No entanto, existem modelos importados produzidos na China que são vendidos por valores bem acessíveis. Assim como o Pop filter, o Vocal box é deixado de lado quando se fala em equipamentos para Home Studio. Mas, esses equipamentos, embora simples e baratos, são muito importantes para se alcançar bons resultados nas suas gravações.

Outros equipamentos para Home Studio importantes

Cabos - Equipamentos para Home Studio: 7 que você deve ter no seu

Bom, concluímos a lista com 7 equipamentos para Home Studio que você deve ter no seu. No entanto, não se pode deixar de mencionar outros equipamentos como cabos e pedestais. Bons cabos vão garantir um sinal limpo e preciso dos seus microfones e instrumentos para a sua interface de áudio. Isso, certamente, garante melhores resultados nas gravações e muito mais facilidade nas mixagens.

Os pedestais, por sua vez, precisam ser de qualidade, firmes e de materiais densos, que vibrem pouco. Assim, seus microfones não vão cair no chão, sendo danificados por estarem em pedestais que não suportam seu peso e posicionamento. Agora imagine um microfone extremamente sensível em um pedestal de material com baixa densidade, vibrando até com o pisar de alguém no chão.

Será muito difícil trabalhar o áudio com a ressonância do metal sendo captada pelo microfone. Acredite, isso acontece mais do que se imagina. Por isso, é importante escolher bons pedestais na hora de montar seu Home Studio. Isso garantirá um som limpo e livre de interferências.

Considerações finais

A escolha dos equipamentos na hora de montar seu Home Studio é um dos passos mais importantes do processo. Outra atitude importante para quem quer evoluir no trabalho de produtor musical, é a busca por conhecimento sobre o assunto. Dominar as técnicas de gravação, mixagem e masterização fará com que você saia na frente de muitos outros produtores que esperam milagres em seus trabalhos.

Para chegar a esse domínio, é importante adquirir conhecimentos dos mais variados. Por isso, o Portal da Produção oferece diversos cursos que o ajudarão a alcançar bons resultados muito mais rápido em suas produções. São 18 cursos voltados para a prática em Home Studio que abrangem processos como Produção Musical, Mixagem, Masterização e muitos outros temas importantes para quem quer viver das próprias produções.

Portanto, acesse o Portal da Produção e conheça esses cursos que estão disponíveis por um investimento totalmente acessível. Além disso, tenha acesso a conteúdos gratuitos que o ajudarão de imediato a dar os primeiros passos na sua jornada como produtor musical. Não perca essa oportunidade.

Portal da produção 1024x543 - Equipamentos para Home Studio: 7 que você deve ter no seu

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *