Estúdio para ensaio: será que vale a pena ter um?

Está pensando em montar um estúdio para ensaio? Leia esse post e veja se vale a pena para você investir em um estúdio dessa modalidade. Descubra como transformar seu estúdio em um negócio.

Escrito por Adriano

Em 09/10/2020
"

Leia Mais

Muitas são as variações quando se fala em estúdio musical. Com o avanço da tecnologia e o aumento das opções de equipamentos musicais no mercado, se tornou mais fácil e barato montar um estúdio. Uma modalidade que tem crescido bastante é a de estúdio para ensaio. Mas, será que vale a pena montar um estúdio com essa finalidade?

Nesse caso, não estamos falando de um home studio, já que a ideia é oferecer o espaço para uma banda inteira. Sendo assim, pode ser necessário um investimento maior, principalmente em isolamento e tratamento acústico. Isso não significa que seu estúdio de ensaio não possa ser usado como home studio, muito pelo contrário, você pode torná-lo um studio de gravação profissional.

Se você quer saber mais sobre home studio de forma geral, temos um guia completo para você montar o seu de acordo com o seu objetivo. Com ele, você saberá tudo o que precisa para montar seu home studio sem gastar além do necessário. Clique aqui e tenha acesso a esse conteúdo gratuitamente.

Voltando ao estúdio para ensaio, vamos levar em consideração dois pontos importantes, o espaço e os equipamentos necessários. Você pode montar um estúdio focando apenas no espaço, já que muitos músicos tem os próprios equipamentos e preferem usá-los. No entanto, você terá mais clientes se oferecer também equipamentos para uso nos ensaios.

1. Espaço – o lugar perfeito para ensaios e gravações

sala de ensaio 1024x573 - Estúdio para ensaio: será que vale a pena ter um?

Quando se fala em estúdio para ensaio, é necessário considerar que ele deve ser um local que comporte uma banda inteira. Sendo assim, o espaço não pode ser muito pequeno, pois será impossível acomodar todo mundo e ter uma acústica aceitável.

Imagine um espaço pequeno com uma bateria, amplificadores de guitarra e contrabaixo, cantores e instrumentistas, todos tocando ao mesmo tempo. Seria insuportável, não é mesmo? Além do espaço não poder ser muito apertado, é necessário que haja condições mínimas de controle acústico. Então vamos falar da sala de ensaios do nosso estúdio.

1.1 Tamanho da sala de ensaios

Para uma sala de ensaios confortável, é preciso considerar a quantidade de pessoas que farão uso. Uma banda pequena tem, pelo menos, quatro integrantes, com seus equipamentos e instrumentos. Pense em um espaço com, no mínimo 20 metros quadrados para que ninguém fique se esbarrando.

Uma sala maior também dará mais condições de controle acústico e poderá ser usada para gravações com uma boa ambientação. Uma gravação de bateria numa sala pequena não tem a mesma sonoridade que uma gravação em um espaço que gere uma ambientação natural. É importante pensar fora da caixa e avaliar quais as possibilidades que ter um espaço mais amplo pode gerar.

1.2 Tratamento e isolamento acústico

Agora que já temos o local, vamos pensar no isolamento acústico, que é outro ponto muito importante. Se você vai usar um espaço da sua casa ou terá seu estúdio para ensaio em uma área residencial, o isolamento acústico é essencial para que você não tenha problemas com barulho e vizinhos.

Se puder, construa paredes acústicas ou faça um revestimento com materiais absorventes, como madeira ou Drywall. Também é necessário pensar em uma porta acústica, pois não adianta isolar as paredes e usar uma porta comum. Existem empresas especializadas em portas acústicas que oferecem produtos de variados tamanhos e formatos. Um exemplo, é a Vibrashop, que oferece materiais de isolamento e tratamento acústico para diversos ambientes.

Para soluções em Drywall, a Gypsum é uma boa opção, pois oferece produtos específicos para ambientes que necessitam de tratamento acústico. Por falar em tratamento acústico, tenha em mente que é indispensável tratar o ambiente para evitar ressonância de algumas frequências que atrapalharão muito os ensaios em seu estúdio.

É importante entender que isolamento e tratamento acústico são coisas bem diferentes. O isolamento impede que o som saia da sala ou entre, se for o caso. Já o tratamento vai condicionar o local a uma sonoridade controlada, sem ressonâncias exageradas.

2. Equipamentos e instrumentos – um diferencial em um estúdio para ensaio

WhatsApp Image 2019 08 21 at 16.18.36 1024x768 - Estúdio para ensaio: será que vale a pena ter um?

Aqui temos um ponto bem importante que pode ser o diferencial do seu estúdio para ensaio. Oferecer uma variedade de equipamentos vai exigir um investimento maior, porém será um diferencial, se existirem outros estúdios para ensaio na sua cidade.

Ter uma variedade de equipamentos também pode ser uma forma de ganhar dinheiro com o aluguel desses equipamentos para bandas ou outros estúdios de gravação ou ensaios. Pensando em um estúdio de ensaios básico, considere ter equipamentos que atendam a uma banda pequena.

Claro que o essencial é ter equipamentos básicos como, mesa de som, microfones e acessórios. Mas, se você puder, coloque em seu set up amplificadores de guitarra, contrabaixo e teclado. Isso atrairá mais clientes para o seu estúdio, pois músicos que não tem esses equipamentos poderão ensaiar com os seus e os que tem e não gostam de carregá-los terão uma segunda opção.

Oferecer instrumentos musicais também é uma boa opção. Claro que cada músico tem o seu instrumento, mas é bom ter um recurso e oferecer a seus clientes, no caso de um defeito inesperado. Ter instrumentos também é uma boa opção para o caso de você decidir transformar seu estúdio de ensaio em um estúdio de gravação. Assim, você terá um set up de equipamentos completo, e isso será mais um atrativo para seus possíveis clientes.

3. Tabela de preços – transforme seu estúdio para ensaios em um negócio

tabela tander - Estúdio para ensaio: será que vale a pena ter um?

Para ter um bom estúdio para ensaios, é necessário fazer alguns investimentos. Um investimento só é viável se oferecer algum retorno financeiro, afinal nem todo mundo pode investir muito dinheiro em algo que será apenas um hobby. Então é hora de falarmos sobre esse retorno.

Se você mora em uma cidade pequena, com poucos ou nenhum estúdio de ensaio, será mais fácil tabelar os preços por hora. No entanto, se houver concorrência, é necessário pensar em valores competitivos. Por isso, pense em oferecer pacotes para que seus clientes paguem menos se contratarem mais horas.

Você também pode acrescentar valores de aluguel de instrumentos, para aqueles músicos que não tenham ou não queiram carregar seus próprios instrumentos. Esse hábito é bem comum entre bateristas, já que a bateria é um instrumento difícil de transportar. Assim, você gerará ainda mais lucro com seu estúdio de ensaios.

Com isso, o investimento feito retorna e o que vier depois é lucro. Com o tempo, você poderá se desenvolver como produtor musical e oferecer ainda mais serviços como, gravação, mixagem e masterização.

Considerações finais

Então, será que vale a pena investir em um estúdio para ensaios? A resposta para essa pergunta está no objetivo de montar esse estúdio. Se a sua ideia é ter um lugar apenas para ensaiar com a sua banda, talvez a resposta seja não. O investimento pode ser bastante alto para uso pessoal. Claro que se você pode fazer esse investimento, não há problema nenhum.

Mas, por que não transformar isso em um negócio? Investir em algo que pode se tornar uma fonte de renda ou, até mesmo, um meio de vida? Afinal, com o conhecimento certo é possível transformar qualquer habilidade em um negócio, basta ser empreendedor e transformar seu hobby em um trabalho.

Falando em conhecimento, o Portal da Produção é uma escola online que oferece diversos cursos sobre temas relacionados a produção musical. Entre eles, o curso Home Studio Express 2.0, recém lançado pelo professor Márcio Mourão. Nesse curso, você pode aprender a montar seu home studio do zero, sem gastar além do necessário. Aprenda com quem tem muito tempo de experiência em home studio. Vale muito a pena conferir.

No Portal da Produção, você também tem acesso a conteúdos gratuitos que já são muito bons para começar. Aulas, plugins, templates para reaper e muito conhecimento. Navegue em nosso site e tenha acesso a esses conteúdos agora mesmo. Comece a trabalhar e investir em si mesmo.

home studio express 2.0 1 1024x576 - Estúdio para ensaio: será que vale a pena ter um?

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *