Estúdio para ensaios: passo a passo para montar um top

Você está planejando montar um estúdio para ensaios? Veja esse passo a passo e saiba como montar um estúdio top para você. Quem sabe você pode estar descobrindo um novo negócio.

Escrito por Adriano

Em 09/18/2020
"

Leia Mais

Já pensou em ter um espaço top para ensaiar com a sua banda? Imagine ganhar dinheiro com esse espaço, melhor ainda, hein? Um estúdio para ensaios, certamente é um grande desejo entre os músicos e, nesse post, vamos mostrar o passo a passo para você montar um estúdio top e ainda ganhar dinheiro com ele.

Um estúdio para ensaio não deixa de ser também um home studio, já que, na maioria dos casos, é feito na casa de algum músico que deseja ter o próprio espaço para ensaiar. Sendo assim, Podemos dizer que o estúdio para ensaios é uma categoria de home studio.

Para você entender tudo sobre home studio, temos um guia completo que pode te ajudar a tirar todas as suas dúvidas na hora de montar o seu. É importante que você faça essa leitura. Se você quer saber se vale a pena ter um estúdio de ensaio, clique aqui e veja as possibilidades que essa modalidade de estudio pode oferecer.

Bom, se você já sabe que quer ter seu estúdio de ensaio, vamos ao foco desse post, o passo a passo para você montar um estúdio top de ensaio. Temos que considerar que para se montar um estúdio desse tipo, é necessário um bom investimento. Porém, esse investimento pode ser feito aos poucos e existem formas de diminuir os gastos, pesquisando um pouco e optando por soluções mais baratas.

Uma dessas opções é comprar equipamentos e instrumentos musicais usados, desde que estejam em bom estado, de músicos e estudios que fizeram upgrade e estão se desfazendo daquilo que não usam mais. O site Mercado Livre é uma ótima vitrine para esses equipamentos e instrumentos. Vamos ao passo a passo para você montar seu estúdio para ensaios top.

1. Escolher o local adequado – um espaço que seja cômodo e não gere transtornos

Sala ensaio 1024x683 - Estúdio para ensaios: passo a passo para montar um top

A primeira coisa a se pensar para montar um estúdio de ensaios é onde ele será localizado. Para isso, você precisa ter em mente qual o objetivo do seu estúdio. Se você quer apenas ensaiar com a sua banda, tocar com seus amigos e fazer trabalhos próprios, pode montar seu estúdio em um cômodo da sua casa, até mesmo seu quarto pode servir.

Mas, se a sua ideia é transformar seu estúdio de ensaios em um negócio, precisa pensar em um local que seja mais privado. Você não vai querer um monte de desconhecidos transitando pela sua casa, não é? Sobretudo se você não mora sozinho. Nesse caso, o ideal é ter um espaço separado da casa ou, em último caso, usar a sua garagem, como é bastante comum na cultura norte americana, por exemplo.

Outro pondo a se considerar na hora de escolher seu espaço é a possibilidade de adequá-lo ao propósito do estúdio. Um local que possa sofrer alterações como climatização, isolamento e tratamento acústico. Nem é preciso dizer que esse local precisa ser grande o suficiente para comportar uma banda com todos os instrumentos e equipamentos.

2. Isolamento e tratamento acústico – o condicionamento certo para o seu estúdio de ensaios

tratamento acustico - Estúdio para ensaios: passo a passo para montar um top

Depois de escolher o espaço para o seu estúdio, é a hora de prepará-lo para o objetivo. Antes de realizar o isolamento acústico, verifique se é necessário fazer adequações na parte elétrica, como acrescentar tomadas onde não tiver, melhorar a iluminação, etc. Pensar na climatização também é importante, já que estamos falando de um local que ficará fechado.

Se você for construir o espaço do zero, pense na possibilidade de fazer paredes duplas, ou use materiais mais densos, como blocos de concreto. Isso garantirá o isolamento das paredes, pois, quanto mais denso o material, menos a parede vai vibrar. Caso você use um espaço já existente, construir uma contra parede pode ser a solução. Nesse caso, usar Drywall é uma boa opção pois, além de melhorar o isolamento, esse material também ajuda no tratamento acústico.

Não esqueça da porta acústica, pois ela irá garantir que o som fique contido dentro do seu estúdio, sem incomodar vizinhos e causar transtornos. Você pode escolher uma porta acústica de acordo com a necessidade de isolamento do seu estúdio para ensaios. É possível comprar portas acústicas prontas pelo Mercado Livre ou você pode encomendar com especialistas como a Vibrasom.

Após o isolamento, é necessário fazer o tratamento acústico para melhorar o ambiente sonoro do seu estúdio. Se você optar pelo isolamento acústico em Drywall, já pode usar materiais que servem para o tratamento, como chapas acústicas. Mas, se você fez outro tipo se isolamento, o tratamento pode ser feito com espumas, lã de rocha e outros materiais.

Pra te ajudar nisso, o Márcio Mourão dá ótimas dicas em seus vídeos no YouTube. Nessa série de vídeos, você poderá ver a construção do home studio do Márcio do zero, incluindo o isolamento e o tratamento acústico. Isso pode ajudar no seu estúdio para ensaios.

3. Equipamentos e instrumentos – a estrutura mínima necessária

homestudio guitarras 1024x768 - Estúdio para ensaios: passo a passo para montar um top

Oferecer um espaço para ensaios já é um grande atrativo, mas você pode atrair ainda mais pessoas se oferecer um pouco mais. O básico para um estúdio de ensaios é ter um espaço adequado com os equipamentos básicos, como um sistema de som básico com mesa, microfones e caixas de som.

Mas, por que não ir além e oferecer uma estrutura melhor? Claro que isso não precisa ser feito já para começar o estúdio de ensaios, mas pode ser acrescentado com o tempo. Oferecer equipamentos específicos, como amplificadores de guitarra e contrabaixo e instrumentos musicais que poderão ser usados pelos clientes do seu estúdio.

Se você está montando seu estúdio apenas para ensaiar com a sua banda, isso não será necessário, supondo que cada músico tem os seus equipamentos. No entanto, se você pretende transformar seu estúdio em um negócio, oferecer essas opções pode atrair mais clientes, como bandas em início, que não tem toda a estrutura.

Primeiramente, pense em acrescentar uma bateria, pois é o instrumento mais difícil de carregar e o que menos os músicos iniciantes possuem. Daí em diante você pode ir investindo aos poucos, comprando amplificadores de guitarra, contrabaixo e outros acessórios. Com isso, você atrairá mais clientes e poderá transformar seu estúdio de ensaios numa boa fonte de renda. Aos poucos, seu estúdio ficará muito bem equipado e estruturado. Enfim, estará top.

4. Organização e agenda – um estúdio top não precisa apenas de bons equipamentos

estudio ensaio 1024x683 - Estúdio para ensaios: passo a passo para montar um top

Você deve estar se perguntando porque este ponto seria abordado em um passo a passo, não é mesmo? Simples, estamos falando de um possível negócio, mas mesmo que essa não seja a intenção, organizar seu estúdio de ensaios é importante e você já vai entender o porquê.

Vamos considerar primeiro que seu estúdio servirá apenas para você e sua banda. Sendo assim, é provável que você não passe muito tempo nele. Então, com o tempo, pode ser que ele comece a se tornar um depósito de equipamentos ou você perca tempo montando e desmontando tudo quando for ensaiar.

Então pense em manter seu estúdio sempre com tudo no lugar. Organize uma agenda pessoal para que você use seu estúdio em benefício próprio, como para estudar e compor. Afinal, ele é um lugar criado para você e sua música.

Agora, pensando em seu estúdio de ensaios como um negócio. Uma agenda é de muita importância para você gerir os horários e manter seu estúdio sempre pronto para quem chegar. Organizar os horários de maneira que você tenha intervalos para organizar os equipamentos é essencial para que os clientes tenham uma boa imagem do seu negócio.

Deixar no espaço, apenas o que for necessário para o ensaio de cada banda também é uma maneira de organizar seu espaço e oferecer mais conforto a quem for ensaiar com você. Por isso, esse ponto foi colocado como um passo para se montar um estúdio de ensaio top.

Conclusões

Montar um estúdio para ensaios top não é algo difícil. No entanto, é necessário planejar cada etapa com cuidado para que isso ocorra sem atropelos. Mostramos quatro passos simples de seguir, mas que abrangem muitas tarefas importantes que podem levar tempo e exigem investimento. Por isso, não tenha pressa, planeje calmamente seu projeto.

Assim como um estúdio de ensaio, um home studio também precisa de planejamento e cuidado na execução do projeto. Do contrário, você pode não chegar ao resultado esperado e, o pior, desperdiçar dinheiro. Para te guiar nessa viagem em busca do seu home studio, o Márcio Mourão acabou de lançar o curso Home Studio Express 2.0, no Portal da Produção.

Nesse curso, você aprenderá como construir seu home studio do zero, sem jogar dinheiro fora. O Márcio quer te mostrar como ele montou o próprio home studio e usar a experiência dele pra te ajudar a montar o seu. Além desse curso, no Portal da Produção você tem acesso a muitos outros cursos completos sobre produção, gravação, mixagem e masterização. Tudo isso com um investimento de R$ 1,36 por dia. Não perca essa oportunidade de evoluir.

Você ainda pode ter acesso a conteúdos gratuitos, como aulas, plugins, dicas e muito mais materiais que já lhe ajudarão a se desenvolver em seu home studio. Acesse o nosso site e confira.

home studio express 2.0 1 1024x576 - Estúdio para ensaios: passo a passo para montar um top

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *