Gravar com Mesa de Som ou direto na Interface?

Gravar com mesa de som ou direto na Interface? Essa é uma boa pergunta. Conheça as melhores alternativas nesse post e escolha a sua.

Escrito por Márcio Mourão

Em 10/30/2018
"

Leia Mais

Muitos iniciantes em Produção Musical em Home Studio tem dúvidas sobre o que é melhor: Gravar com Mesa de som ou Direto na Interface? Bem é um boa dúvida porque os grandes estúdios sempre usam mesa de som. Vamos entende melhor a respeito.

Interface de Áudio

interface scarllet 1024x683 - Gravar com Mesa de Som ou direto na Interface?

Atualmente, existem interfaces de áudio de todas as formas e tamanhos que se conectam ao seu computador via USB ou FireWire. Elas também têm pré-amplificadores de microfone.

Muito parecido com a escolha de um microfone, a melhor interface para seu Home Studio vai depender do tipo de gravação que você quer fazer.

Por exemplo, você quer gravar com apenas um ou dois microfones (você na guitarra e seu amigo no vocal)?

Então, tudo o que você vai precisar é de uma interface de duas entradas. Agora, se você quer gravar uma sessão com sua banda, provavelmente vai precisar de quatro ou mais canais de entrada.

Mesa de Som

mesa de som no estudio - Gravar com Mesa de Som ou direto na Interface?

Se você está procurando manter mais o controle sobre o que é enviado para o seu computador, uma mesa pode ser mais indicada, já que muitas delas já vêm com interfaces de áudio USB ou FireWire internas.

Uma mesa tem equalizadores e faders de volume para cada canal de entrada individual, dando-lhe o máximo de controle sobre todos os sons que se passam em seu computador.

Você também terá muitos efeitos, como reverb, delay, chorus e outros que você pode aplicar a faixas individuais.

Outro benefício de uma mesa é sua utilidade durante performances ao vivo. Mesas são ideais para a montagem de vários instrumentos tocados simultaneamente em uma mistura coerente.

Por exemplo, se a guitarra da sua banda está abafando seus vocais, use a mesa para ajustar e equilibrar as faixas de som.

Mesas de Som x Interface

interface de audio - Gravar com Mesa de Som ou direto na Interface?

Mesas, geralmente, ocupam uma quantidade considerável de espaço, enquanto que muitas interfaces de áudio são pequenas e fáceis de carregar.

Além disso, você pode até não precisar de alguns dos recursos incluídos na maioria das mesas, pois existem muitos softwares disponíveis gratuitamente na internet que dão conta do recado. O que recomendo a você é o REAPER.

E outra coisa: Se você já possui uma mesa, mas ela não tem uma interface USB ou FireWire embutida, não há outra maneira fácil de conectá-la ao computador.

Algumas interfaces USB, como a Behringer U Control UCA202 carecem de XLR e entrada para microfones.

Mesas de Som Digital com Interface Integrada

mesa de som digital 1024x683 - Gravar com Mesa de Som ou direto na Interface?
Mesa de Som Digital com Interface Integrada

Com o avanço da tecnologia foi criar um equipamento hibrido que combina interface e mesa de som em um único equipamento. simplificando estas ligações.

Essa tecnologia é a junção dos 2 equipamentos e pode ser a solução para o seu caso, dependendo do que você precisa pode ser um ótimo investimento.

Mais não se engane! Não é só porque a mesa de som tem saida USB que você vai conseguir gravar todos os canais no computador. A maioria das mesas de som baratas só lhe da a opção de gravar o L e R da mesa.

Temos que levar em consideração a questão da latência, que é muito importante em uma interface de audio. Por isso faça uma pesquisa antes de adquirir o seu equipamento.

Veja o Video:

Então, devo gravar com mesa de Som?

Espero que você tenha gostado e que todas as suas dúvidas foram totalmente esclarecidas. E lembre-se: gravar com a mesa ou direto na interface vai depender do que você quer gravar e como vai gravar.

E se você está começando agora, quer aprender a produzir suas próprias músicas em casa, venha estudar comigo aqui no Portal da Produção

Aqui você tem acesso e suporte a todo o conhecimento que precisa para aprender a gravar, editar, mixar, masterizar, operar softwares e plugins e muito mais.

Todo conhecimento que você precisa está aqui. Aguardo você, não perca tempo. Comece hoje mesmo!

Um forte abraço

Márcio Mourão

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

8 Comentários

  1. ADRIANO ALVARO CARNEIRO COUTINHO

    Bom dia
    Gostaria de desenvolver conhecimento sobre como gravar as minhas musicas com o reaper. Nivel =0
    Toco guitarra e canto e uso alguns pedais para ritmo e bass

    Qual o curso que acha ser mais adequado que nao seja muito prolongado pois nao tenho muito tempo.

    Obrigado

    Responder
    • Márcio Mourão

      Oi Adriano, aqui no Portal da Produção, não vendemos os cursos separado, aqui tem tudo o que você precisa para produzir suas músicas do Reaper, do nivel zero até o avançado!

      Responder
  2. MAURICIO FONSECA

    Bom dia; minha duvida: Preciso fazer gravação de spots e vinhetas com locução (inclusive algumas com inserção de efeitos para trabalhar a voz). É mais aconselhável a mesa ou a interface direto?

    Responder
    • Márcio Mourão

      oi Mauricio, interface sem duvida!

      Responder
  3. edson silva

    boa tarde, tenho duvida sobre como configurar minha interface; vou gravar bateria com dois canis, tenho uma roland edirol ua 25 ex , e tem varios comandos como sample rate, compressor etc;qual melhor configuração para gravar bateria ?muito obrigado

    Responder
    • Márcio Mourão

      Melhor configuração é quando vc não tem latência, isso se configura no Buffer size da interface. Venha estudar com a gente aqui no Portal da Produção, tenho certeza que você gostar!

      Responder
  4. PEDRO HENRIQUE

    Boa noite. Minha dúvida é: quero, por enquanto, fazer gravações simples. Apenas guitarra e voz ou várias faixas de guitarra. Já possuo uma mesa de som (Behringer xenyx 1202fx), mas ela não possui interface usb. Há um jeito de ainda conectá-la ao meu notebook ou eu realmente precisaria investir em uma interface de áudio mesmo?

    Ps: Tenho uma pedaleira boss me-25. Sei que posso usá-la pra conectar a guitarra ao computador, mas e quanto a voz? Imagino que a qualidade seja inferior também.

    Responder
    • Márcio Mourão

      oi Pedro, uma interface de áudio é um equipamento indispensável para gravações, para que você não tenha dor de cabeça

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *