Home Studio para baterista? Saiba tudo nesse post

Você é baterista e quer montar um home studio? Leia esse post e saiba tudo o que precisa antes de iniciar seu home studio para baterista.

Escrito por Adriano

Em 08/28/2020
"

Leia Mais

Muito se fala em home studios e suas funcionalidades atualmente. Afinal, quem não quer ter seu próprio studio de gravação em casa para trabalhar de forma independente? Esse é um tema bastante recorrente aqui no portal. Nesse post falaremos sobre uma modalidade diferente do assunto. Falaremos sobre home studio para baterista.

Antes de falarmos de home studio para baterista, é importante entender tudo sobre home studio. Para isso, temos um guia completo sobre tudo o que é necessário para se montar um home studio do zero. Não deixe de ler para saber tudo o que é necessário para iniciar seu home studio, para baterista ou não.

Quando se fala em home studio, imediatamente imaginamos um espaço reservado no qual o produtor realizará suas gravações, estudos e produções. Mas, isso não é uma regra. O home studio pode ser um canto da sala, um espaço do quarto ou, até mesmo, um espaço ao ar livre.

No entanto, quando falamos de bateristas, essa realidade se torna um pouco diferente. Estamos falando de um instrumento grande e extremamente barulhento. Então, um local como a sala de estar pode não ser o mais adequado se você mora com outras pessoas na mesma casa. Bom, vamos falar sobre o que é necessário para se ter um home studio para baterista.

1. Espaço – Um lugar para ter seu kit sempre pronto

5 melhores microfones para gravar bateria - Home Studio para baterista? Saiba tudo nesse post

No caso de bateristas, o espaço é um item muito importante do home studio. É importante pensar em um espaço no qual seu kit esteja sempre montado, pois você não vai querer montar e desmontar o seu kit de bateria inteiro toda vez que tiver uma ideia ou quiser estudar. Por isso, ter um cômodo da casa reservado pra isso é muito bom.

Caso você não possa separar um cômodo inteiro da sua casa para ser seu home studio, pense em um local onde possa deixar seu kit de bateria e equipamentos sempre montados. Inclusive, se você pretende gravar seus takes de bateria, precisará de um espaço em que possa se passado cabos e colocar pedestais.

Outro ponto a se pensar, em relação ao espaço do seu home studio, é o tratamento acústico. Como falamos, a bateria é um instrumento que produz muito barulho, pois emite sons em muitas frequências diferentes que se misturam no ar. Sendo assim, tratar acusticamente o ambiente é algo que deve ser considerado.

Em relação ao volume do instrumento, é importante isolar o ambiente, se possível. Por isso, usar a sala de estar da casa se torna uma opção cada vez menos viável, mesmo que você more sozinho. Afinal, não vai ser fácil, nem barato, fazer um isolamento e um tratamento acústicos na sala inteira.

2. Interface de áudio – Um item que precisa ser do tamanho da pretensão do seu home studio

interface de audio 1024x467 - Home Studio para baterista? Saiba tudo nesse post

Se o seu home studio vai ser um espaço apenas para a prática do instrumento, talvez você nem precise de uma interface de áudio. Apenas um player de música e um fone de ouvido servirão de base para você tocar junto e estudar suas técnicas. No entanto, se sua ideia é gravar takes de bateria, seja para avaliar seu desempenho ou para trabalhar profissionalmente, esse item é indispensável.

Nesse momento, você deve estar imaginando que terá que investir muito dinheiro em uma interface de áudio com canais suficientes para o seu kit de bateria. Porém, esse não é um investimento tão necessário assim, já que é possível fazer uma boa captação de bateria com apenas dois microfones.

Claro que não estamos falando de uma gravação com qualidade profissional. Nesse caso, você conseguirá ouvir bem todas as peças da bateria, utilizando dois microfones condensadores bem posicionados. Isso vai exigir bastante estudo, mas não é algo impossível. Porém vamos voltar ao foco dessa seção, que é a interface de áudio e falaremos dos microfones em seguida.

Bom, a interface de áudio deverá ter a quantidade de canais compatível com a pretensão do seu home studio. Se você quer gravar os takes apenas para avaliar seu progresso ou mostrar pra os amigos mais próximos, uma interface pequena vai te atender bem. Com dois ou quatro canais já é possível captar seu som.

No entanto, se seu objetivo é gravar a bateria e poder mixar cada peça para dar uma qualidade mais profissional, será necessário uma interface de, pelo menos, oito canais. Marcas como a Behringer e a M-Audio oferecem interfaces com valores bastante acessíveis que podem atender às necessidades de um home studio para baterista.

3. Microfones – Todo home studio precisa deles

5 melhores microfones para gravar bateria3 - Home Studio para baterista? Saiba tudo nesse post

Aqui retomamos o que foi dito na seção anterior, a quantidade de microfones e os tipos estão relacionados com o objetivo do seu home studio. Sendo assim, antes de investir em microfones, é necessário saber o que se pretende gravar. Para takes simples, com dois microfones, recomenda-se os microfones condensadores.

Mas, se você pretende gravar sua bateria de forma mais profissional, precisará de oito microfones, pelo menos. Isso vai depender do tamanho do seu kit de bateria e do tamanho do espaço. Se você for gravar em um espaço pequeno, sem muita reverberação, não será necessário ter microfones posicionados para gravar a sala.

Nesse caso, o uso de microfones dinâmicos dará mais eficiência, pois eles são mais precisos na captação de cada peça individualmente. Existem kits de microfones de bateria, que geralmente são compostos por cinco ou sete microfones, incluindo dinâmicos e condensadores. Adicione um SM57 a esse kit e você terá oito microfones para captar sua bateria.

Os microfones mais populares são os Shure e os AKG, com kits montados especialmente para bateria. No entanto, existem outras marcas como a Samson e a Superlux que trazem kits de microfones muito bons, com preços mais acessíveis que os das gigantes do mercado.

Em ultimo caso, você pode montar seu próprio kit, usando microfones de sua preferência. O Shure SM57 é um exemplo de microfone que serve para muitos tipos de captação e é muito usado para captar caixas de bateria, por exemplo. É importante saber que você precisará de um microfone para frequências graves e de condensadores para os overheads e salas.

Para saber tudo sobre microfones, clique aqui e veja nosso guia completo com todas as informações sobre tipos de microfones, suas funcionalidades e as melhores aplicações para cada um deles.

4. Fone de ouvido e/ou monitores de áudio – Para ouvir seu som durante e depois da gravação

fone e monitor 1024x768 - Home Studio para baterista? Saiba tudo nesse post

Certamente, o fone de ouvido é essencial em um home studio para baterista. Sem ele será impossível ouvir a backing track enquanto toca, nem ter uma ideia de como a captação está soando antes de gravar. Sendo assim, um bom fone de ouvido é um item indispensável no seu home studio.

Os monitores de áudio, por sua vez, serão usados no pós gravação, para mixar o som da sua bateria gravada. Ter bons monitores de áudio ajudarão bastante nessa tarefa. Claro que é possível fazer a mixagem com um bom fone de ouvido, mas ter monitores de áudio lhe dará outra perspectiva de como a gravação está soando.

No caso de bateristas, ter monitores de áudio pode ser considerado opcional, já que a maior parte do trabalho será realizada com o uso dos fones de ouvido. Então, se você não tem muito dinheiro para investir, esse item pode ser excluído da sua lista de essenciais.

Existem monitores de vários tamanhos e modelos no mercado. Os mais populares dentre eles são os Yamaha da série HS, mas existem outras marcas que oferecem bons monitores, como a M-audio, por exemplo.

Entre os melhores fones de ouvido estão os da Sennheiser e os AKG, mas também há muitas alternativas com valores mais baixos disponíveis no mercado. Mas, vale lembrar que, para um baterista, um bom fone de ouvido é aquele que isola ao máximo os sons externos, até mesmo da própria bateria, Por isso, escolha bem o seu.

5. Cabos de qualidade – Condutores honestos para seus microfones

Cabos - Home Studio para baterista? Saiba tudo nesse post

Não adianta nada ter uma interface de áudio de boutique e os melhores microfones do mercado, se você optar por colocar péssimos cabos entre eles. Os cabos serão responsáveis por conduzir o sinal enviado pelos microfones até a sua interface de áudio.

Então, se você quer levar seu home studio a sério e ter qualidade no sinal, use cabos de qualidade. Os cabos ainda são muito subestimados pelos usuários, pois muitos acham que eles são apenas condutores elétricos. Mas, não é bem assim que a coisa funciona.

Cabos ruins darão muita dor de cabeça com ruídos e interferências que não poderão ser corrigidos depois que o áudio estiver gravado. Imagine só ter o trabalho de gravar um belo take de bateria e, no final, uma das peças estar com chiado e outros ruídos. Qualquer baterista sabe que não terá como gravar apenas aquela peça novamente, ou seja, todo o trabalho estará perdido.

Então invista em cabos de qualidade e tenha um som limpo e livre de problemas. Hoje em dia, existem cabos muito baratos que oferecem bastante qualidade e durabilidade. As marcas Tiaflex e Santo Angelo oferecem produtos de qualidade e confiança por valores justos e acessíveis a todos.

Considerações finais

Os itens descritos acima são essenciais, não apenas em home studio para bateristas, mas em qualquer home studio. Existem outros itens que não mencionamos aqui, por serem mais voltados para outros tipos de home studio, como controladores MIDI, amplificadores etc.

Há também itens que são necessários em qualquer home studio, por isso não são necessários nessa lista, já que sua necessidade é óbvia, como por exemplo, um computador. No guia completo que preparamos, você poderá entender melhor sobre todos os itens dessa lista e sobre os outros itens de home studio.

Depois de montar o seu home studio para baterista, o próximo passo é desenvolver seu talento e as técnicas para registrá-lo. Saber gravar, mixar e masterizar é muito importante para chegar a bons resultados no seu home studio, seja baterista ou não.

Para isso, o Portal da Produção oferece vários cursos completos sobre gravação, mixagem e masterização, além de muitos outros temas relacionados a home studio e produção musical. Além disso, você pode ter acesso a conteúdos gratuitos oferecidos pelo portal, inclusive uma aula sobre edição de bateria que pode ajudá-lo a já começar a gravar suas bateras com eficiência e qualidade. Não deixe de conferir nosso site e aproveitar essa oportunidade.

Portal da produção 1024x543 - Home Studio para baterista? Saiba tudo nesse post

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *