Home Studio para guitarrista? Saiba tudo neste post

Você é guitarrista e quer um studio só seu? Nos acompanhe nesse post e saiba tudo sobre o que é necessário para criar um home studio para guitarristas.

Escrito por Adriano

Em 08/25/2020
"

Leia Mais

Quando se fala em Home Studio, logo pensamos em um espaço usado para pequenas produções como voz e violão, música eletrônica ou música independente. Dificilmente pensamos em algo mais específico, como um Home Studio para guitarrista ou baterista. Mas, isso é mais comum do que se imagina e, nesse post, falaremos sobre o que você que é guitarrista precisa saber para ter o seu próprio Home Studio.

Se você não é guitarrista ou quer montar um Home Studio completo e não sabe por onde começar, temos um guia completo para você saber tudo o que precisa para montar seu Home Studio do zero. Alguns dos princípios que serão usados nesse post também estão no guia que criamos. Então, vale a pena ler, mesmo que você queira montar apenas um Home Studio para guitarrista.

Bom, todo tipo de Home Studio vai seguir alguns princípios básicos, seja pra um produtor musical que pretende gravar uma banda, ou para um instrumentista solo. Sendo assim, os equipamentos básicos dos quais trataremos nesse post serão os mesmos que já falamos em outros artigos. No entanto, pode-se optar por modelos mais básicos e simples de equipamentos.

Pensando como guitarrista, o foco será os equipamentos necessários para gravar linhas de guitarra. Mas, falaremos de outros equipamentos que podem ser de grande utilidade, mesmo quando o foco é a guitarra. Vamos montar seu Home Studio?

1. Espaço – Um lugar para o seu set up estar sempre pronto

homestudio guitarrista - Home Studio para guitarrista? Saiba tudo neste post

O espaço sempre será mencionado em qualquer guia ou artigo sobre Home Studio. Mas, nesse caso, não estamos falando de um local pensado acusticamente para gravações, embora esse seja um ponto importante. Ter um espaço silencioso já ajuda bastante a se concentrar e a gravar sem problemas.

No entanto, o que é mais importante mencionar sobre espaço, é um local físico para que o seu set up esteja sempre montado. Uma das maiores causas da perda de estímulo de guitarristas, em relação ao desenvolvimento, é a necessidade de montar e desmontar o set up toda vez que for tocar, gravar ou até mesmo estudar.

É inegável que o trabalho de ligar os equipamentos, enrolar e desenrolar cabos, plugar e desplugar tudo é bastante cansativo e frustrante. Sendo assim, você precisa separar um espaço para que seu set up fique pronto para você apenas sentar e tocar. Isso já diminuirá o stress e lhe permitirá mais tempo para focar na música, que é o mais importante.

2. Interface de áudio – Sempre presente em todo Home Studio

scarlett solo - Home Studio para guitarrista? Saiba tudo neste post

Olha ela aparecendo em mais um post aqui. Isso mesmo, já falamos em vários artigos que a interface de áudio é o coração de qualquer Home Studio, nesse não seria diferente. Se você é guitarrista e já tentou ligar sua guitarra direto na entrada do computador, sabe que não dá muito certo.

A guitarra é um instrumento de alto ganho, principalmente se você usar um amplificador ou uma pedaleira. Ligar direto na entrada de áudio do computador e ter um bom som é praticamente impossível. Isso acontece porque a placa interna do computador foi projetada apenas para um microfone simples ou uma fonte com menos ganho.

Utilizar uma interface de áudio, vai facilitar muito o seu trabalho, além de garantir qualidade na gravação. É bem interessante ter uma interface com pelo menos dois canais, sendo um deles de microfone. Assim você pode gravar direto do seu amplificador, utilizando um microfone dinâmico e plugar a saída da sua pedaleira direto no segundo canal.

Existem diversas marcas no mercado que oferecem interfaces de áudio com essa configuração, pensadas exatamente para Home Studios. A mais procurada atualmente é a Focusrite Scarlett Solo, que oferece muita qualidade e durabilidade, concorrendo com grandes marcas como a Presonus e a M-Audio. Uma opção de custo mais baixo é a Behringer UMC22, que não chega a ser uma concorrente das marcas citadas, mas também oferece uma qualidade aceitável para o vamor de investimento.

3. Microfones – Mais útil do que se imagina para um guitarrista

shure sm57 - Home Studio para guitarrista? Saiba tudo neste post

É fato que existem, hoje em dia, muitas opções de plugins que simulam os melhores amplificadores do mundo. No entanto, gravar o som real do seu amplificador é o desejo de qualquer guitarrista que pense em montar seu próprio Home Studio. Por isso, o microfone não deve ficar de fora de um Home Studio para guitarrista.

Nesse caso, o microfone mais indicado é o dinâmico. Há quem diga que o som clássico de guitarra é composto pela combinação do instrumento com um bom amplificador e um microfone Shure SM57. Esse microfone também é muito falado nos posts aqui do Portal da produção, exatamente por ser uma referência de microfone versátil.

Outro ponto a se considerar é que a maior parte dos guitarristas, no mundo todo, também é violonista. Sendo assim, ter bons microfones para gravar o instrumento acústico é essencial no Home Studio. Mais uma razão para colocar esses brinquedinhos na lista de equipamentos para o seu arsenal.

4. Cabos de qualidade – Em um Home Studio para guitarrista, eles são essenciais

tecniforte4 cabos 1024x768 - Home Studio para guitarrista? Saiba tudo neste post

Parece que estamos repetindo os assuntos por aqui, mas falar de guitarra e não falar de bons cabos é impossível. Sim, eles são essenciais em qualquer Home Studio, mas, quando se fala de guitarra, a coisa fica ainda mais séria. Até chegar na interface de áudio, o sinal da guitarra passa por um longo caminho, captadores, pedais, amplificadores, microfones, etc.

Esse caminho, se for composto por cabos ruins, será cheio de obstáculos, como ruídos e interferências. Então, não adianta ter uma guitarra lendária como a Gibson Lespaul 1960 e um amplificador Marshall JCM-900, se você irá utilizar um cabo ruim entre eles. Isso anula todo o investimento feito em um bom instrumento e um bom amplificador.

Hoje em dia, com a expansão do mercado, os cabos deixaram de ser um recurso tão caro e podem ser comprados por valores bastante acessíveis. Um bom exemplo disso são as marcas Tiaflex e Santo Angelo, que oferecem cabos de qualidade a preços bem dentro da realidade dos pequenos músicos e produtores.

Então, você não precisa de rios de dinheiro para investir em um Monster Cable ou um Planet Waves, se você pode fazer esse investimento, ótimo. Mas, caso não possa, isso não é desculpa para utilizar cabos ruins, atrapalhando a qualidade do seu som.

5. Controlador MIDI – Todo guitarrista independente precisa de um

midi controler - Home Studio para guitarrista? Saiba tudo neste post

Você deve estar se perguntando: para quê preciso de um controlador MIDI em um Home Studio para guitarrista? Simples, gravar suas bases sem precisar de uma banda. Se você é um guitarrista independente e está montando um Home Studio, significa que você quer gravar suas próprias linhas de guitarra, solos e músicas instrumentais.

Para isso, você precisa produzir suas próprias Backing tracks. E como gravar as baterias, baixos, cordas e outros instrumentos que compõem a base? Com instrumentos virtuais, que dão o maior trabalho para gravar com o teclado do computador ou editor MIDI. Então, adicione um controlador MIDI ao seu set up e estará tudo resolvido.

Para um guitarrista, um controlador pequeno, entre 37 e 49 teclas, dá conta do recado. Existem muitas opções com esses tamanhos no mercado, mas a M-audio é a mais usada na maioria dos Home Studios. Com essa ferramenta, você vai poder compor belas bases e arrebentar nos seus solos de guitarra.

6. Equipamentos de guitarra – Afinal, é um Home Studio para guitarrista

joyo amp 1024x384 - Home Studio para guitarrista? Saiba tudo neste post

Com a sua guitarra e os equipamentos que já falamos até agora, já é possível criar, gravar e finalizar suas músicas com muita qualidade e eficiência. Mas, por que não sugerir mais alguns equipamentos para aprimorar seu Home Studio de guitarrista? Vamos a alguns equipamentos que podem dar uma rebuscada o seu som.

O primeiro deles é o Kemper Profiler Lineup, um modulador de amplificadores com pré, power e um foot controller que coloca um mundo de sons de guitarra na sua mão. Estamos falando de um equipamento bem caro, mas que garante o som dos maiores e melhores amplificadores e pedais do mundo em um único aparelho.

Lógico que isso também existe em forma de plugins, como o Amplitube, por exemplo, que simula os mais famosos amplificadores e pedais do mercado. Mas já imaginou esses recursos dentro de um equipamento ligado em linha, sem precisar adicionar nenhum plugin na sua linha de guitarra? É um caso a se pensar.

A segunda sugestão são os mini amplificadores valvulados como os da linha Micro da Orange ou os Bantamp da Joyo. Esses amplificadores são pequenos e com baixo volume, mas com qualidade sonora incrível. São ideais para Home Studio, pois seu baixo volume não incomoda as pessoas à volta. Outra vantagem é que todos tem saída de linha, assim você pode gravar com eles direto na interface, sem precisar de uma caixa acústica e um microfone.

Conclusão

Bom, agora você já sabe o que precisa para desenvolver um Home Studio para guitarrista. Com o tempo, novas ideias vão surgindo, recursos aparecendo e o Home Studio se expandindo. Investir em equipamentos como pedais, multi efeitos e softwares voltados para guitarra irão lhe dar mais possibilidades e sonoridades.

Mas, um investimento que é indispensável para se desenvolver é em conhecimento. Adquirir conhecimento e domínio sobre as técnicas de gravação, mixagem e masterização é um diferencial gigantesco no processo de evolução. Para isso, o Portal da Produção oferece cursos completos que abrangem todas as áreas do Home Studio.

Você pode aprender a gravar, mixar e masterizar suas linhas de guitarra e evoluir muito mais rápido do que imagina. Além disso, o Portal da Produção oferece conteúdos gratuitos como plugins, aulas e packs de gravação para você já começar a realizar seus trabalhos. Acesse nosso site e coloque sua guitarra para soar.

Portal da produção 1024x543 - Home Studio para guitarrista? Saiba tudo neste post

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *