Home studio para locução e publicidade barato! Saiba como montar

Você é locutor é quer ter seu próprio Home Studio? Nesse artigo falaremos como montar um Home Studio para locução e publicidade barato e com qualidade.

Escrito por Adriano

Em 09/16/2020
"

Leia Mais

Você é locutor e precisa de um home studio para realizar seu trabalho? Muitas vezes acabamos não realizando projetos por não termos muito dinheiro para investir, não é mesmo? Se essa é a sua realidade, esse post é para você. Vamos falar sobre como montar um home studio para locução e publicidade barato. Essa pode ser a solução que você precisava, então não deixe de ler.

Mas, se o seu objetivo é ter um home studio completo para realizar produções musicais com qualidade, saiba que também temos um post especial para você. Criamos um guia completo para você montar o seu home studio com tudo o que precisa. Você pode ler esse guia clicando aqui.

Bom, montar um home studio para locução e publicidade é mais simples que montar um espaço para produção musical. No entanto, optar por escolhas erradas pode fazer você se frustrar e perder dinheiro. Por isso, vamos falar detalhadamente sobre o que é necessário para montar seu home studio para locução sem perder dinheiro nem ter dor de cabeça.

1. Espaço de trabalho – um local específico para as gravações dos seus trabalhos

studio locucao - Home studio para locução e publicidade barato! Saiba como montar

Qualquer home studio precisa ser montado em um espaço específico para ele. Então esse sempre vai ser o primeiro passo, escolher o melhor local. No caso de locuções, entende-se que o principal elemento a ser gravado será a voz. Sendo assim, é importante ter um espaço silencioso para trabalhar.

Não é necessário ser um ambiente totalmente isolado, já que você não irá gerar muito barulho. Basta ser um lugar onde você possa controlar os ruídos externos, para que isso não atrapalhe as gravações. Pode ser um canto da sua sala ou do seu quarto. O importante é que ele seja separado para o seu trabalho, pois você também precisará se concentrar para trabalhar.

Se você tiver um cômodo separado na sua casa só para isso ou um escritório que possa ser fechado, melhor ainda. Mas, se não tiver, pode separar uma área da sua casa para realizar os seus trabalhos, pelo menos no começo. O importante é não deixar de colocar seus projetos em prática.

2. Computador – o primeiro componente do seu home studio

Computador para homestudio Laptop 1024x768 - Home studio para locução e publicidade barato! Saiba como montar

O computador é uma peça muito importante em qualquer studio de gravação, então, em um home studio para locução não poderia ser diferente. No caso de locução e publicidade, podemos considerar que os projetos serão mais leves. Sendo assim, você não precisará investir em um super computador.

Um equipamento com capacidade mediana já será suficiente para as suas produções. Até mesmo um notebook dos mais comuns no mercado poderá suprir essa necessidade. Mas, tenha cuidado com o barato que pode sair caro. Não pesquise equipamentos apenas pelo preço, pense no computador como uma ferramenta de trabalho. Ele deve ajudar e não atrapalhar.

Você pode optar por marcas como Lenovo e Samsung, que oferecem bons computadores com valores entre 2 e 3 mil reais. Pode parecer um alto investimento, principalmente por estarmos falando em Home Studio barato. Mas, no fim das contas, valerá muito a pena investir em um equipamento um pouco melhor.

Pense em um computador com uma configuração média. Processador de 2.5 GHz, no mínimo, 4GB de RAM e pelo menos 500GB de HD. Com uma máquina assim, você poderá trabalhar por um bom tempo sem precisar realizar upgrades.

2. Interface de áudio – o coração de qualquer home studio

interface focusrite solo 1024x576 - Home studio para locução e publicidade barato! Saiba como montar

Agora que você já escolheu o melhor computador para a sua realidade, vamos à escolha da interface de áudio. É com ela que você realizará as gravações dos seus trabalhos de locução e publicidade. A interface de áudio é um item que deve ser escolhido com calma e cuidado.

Existem inúmeras opções de interfaces de áudio no mercado, para atender aos mais diversos tipos de studio de gravação, do menor home studio a gravadoras profissionais. Se você quer entender tudo sobre elas, pode ler um artigo completo que criamos para você não errar na escolha da sua interface de áudio.

No caso de um home studio para locução, no qual não haverá gravação de muitos canais ao mesmo tempo, uma interface de áudio pequena é suficiente. Uma boa opção que podemos indicar é a Behringer UMC202HD. Uma pequena interface que oferece boa qualidade por um preço bastante acessível.

Essa interface tem características semelhantes à Focusrite Scarlett Solo, que está dominando o mercado, mas por um preço muito menor. Certamente é uma boa opção para quem procura soluções baratas e de qualidade.

3. Microfone – a porta de entrada da sua voz para os seus projetos

microfone condensador 1024x683 - Home studio para locução e publicidade barato! Saiba como montar

O próximo item da nossa lista é o microfone. É por meio dele que você fará as locuções, então é importante pensar no mais adequado para esse trabalho. Para gravações focadas em voz, o ideal é um microfone condensador. Não estamos dizendo que um microfone dinâmico não atenderá, mas um condensador pode ser mais adequado, por ser mais sensível. Assim, todas as dinâmicas vocais serão captadas com excelência.

Hoje em dia, com a expansão do mercado de home studios, os microfones não são considerados um dos itens mais caros. Muitas marcas passaram a produzir microfones pensados para home studio, com opções de atenuação e controle de graves. Um bom exemplo é o AKG Perception 120, um ótimo microfone com valor bastante acessível.

Uma outra opção mais simples, mas com muita qualidade é o Behringer C1. Ele não oferece os mesmos recursos de atenuação e corte de graves do AKG. Mas, em contrapartida, é bem mais barato e também tem muita qualidade. É uma ótima opção para começar.

4. Fone de ouvido – uma opção barata de monitoração de áudio

fone 01 1024x683 - Home studio para locução e publicidade barato! Saiba como montar

Uma opção barata e eficiente para monitoração de áudio e mixagem, em um home studio para locução e publicidade, é o fone de ouvido. Além de custar muito menos do que um par de monitores de áudio, os fones de ouvido podem ser mais eficientes na hora de mixar em um home studio, sobretudo, se você usa um espaço comum da sua casa.

Uma vantagem de usar o fone de ouvido é que ele vai isolar os sons ambientes para você. Assim você poderá trabalhar tranquilamente em qualquer espaço, sem ser distraído por barulhos. Com eles você ouvirá apenas o som que sai do seu computador, o que também possibilita trabalhar enquanto outras pessoas realizam suas atividades normais em casa.

No entanto, não é qualquer fone de ouvido que vai lhe oferecer a qualidade de áudio que você precisa. É necessário pensar em um fone que seja flat como um monitor de áudio. Por isso, procure, como referência, fones de marcas que são especializadas em áudio, como a AKG por exemplo.

Os fones da AKG já tem um valor bastante acessível, mas você pode buscar opções ainda mais bataras como os fones da Superlux. O HD668B, por exemplo, é um bom fone pra começar, já que é inspirado no AKG K52 e custa aproximadamente metade do preço.

5. Acessórios de gravação – o toque final no seu home studio

reflexion filter - Home studio para locução e publicidade barato! Saiba como montar

Por fim, os acessórios de gravação vem para completar o set up do seu home studio para locução e publicidade. Esses acessórios serão os itens mais baratos, mas serão de grande importância para proporcionar bons resultados no seu trabalho.

Primeiramente, pense em adquirir um bom cabo para usar com seu microfone, pois ele vai garantir a limpeza do sinal no áudio captado. Gravar com um cabo ruim vai te trazer um áudio ruidoso e sem brilho e, o pior, isso não pode ser consertado. Então, procure um cabo de qualidade, como os da Santo Angelo, Sparflex ou Tecniforte.

Também é importante ter um bom pedestal para o seu microfone. Pense em um pedestal firme que não vai cair com o peso do seu microfone e danificá-lo. Pense também em um pop filter e um shock mount para que seu microfone não capte as vibrações do pedestal nem os golpes de ar da voz na gravação. Esses três itens podem ser encontrados no site da Santo Angelo.

Por fim, você vai precisar de um vocal booth, um acessório que fará o papel de tratamento e isolamento acústicos, caso você trabalhe em um ambiente da sua casa. Esse acessório irá isolar o seu microfone do ambiente em volta, diminuindo os sons externos que podem atrapalhar sua gravação. Esse é um equipamento barato e pode, facilmente, ser encontrado no site Mercado Livre com ótimos preços.

6. Editor de áudio – a estação de trabalho do produtor de áudio

reaper audio - Home studio para locução e publicidade barato! Saiba como montar

Agora que você já tem todos os hardwares para o seu home studio de locução e publicidade, vamos falar do software. Você precisará de um editor de áudio para realizar as gravações edições mixagens e todos os processos necessários para a produção de áudio.

A boa notícia é que você pode ter um bom editor de áudio sem precisar gastar. Isso mesmo, existem ótimos editores de áudio gratuitos no mercado e temos um artigo completo falando de alguns deles. São programas simples, mas muito funcionais.

Mas, se você optar por um software de edição de áudio mais completo, nossa indicação é o Reaper, que também pode ser utilizado de forma gratuita. O Reaper é uma DAW (Digital Audio Workstation) completa que oferece infinitos recursos para gravação, edição mixagem e masterização. Vale muito apena optar por ele.

Bônus – Kit de home studio Pronto

U PHORIA STUDIO PRO P0DZ4 Front XL 1024x638 - Home studio para locução e publicidade barato! Saiba como montar

Todos os itens acima podem ser comprados separadamente por variados preços. No entanto, uma boa opção para você pode ser os kits de home studio prontos que são vendidos pela maioria das marcas de equipamentos para home studio. Esses kits são compostos por uma interface de áudio, um microfone com cabo e um fone de ouvido.

A Focusrite popularizou esses kits no mercado, mas outras marcas como a Presonus já ofereciam isso antes. Comprando um kit assim, você economiza dinheiro e tempo, já que não vai precisar pesquisar por microfones e outros acessórios separadamente.

No entanto, comprar um kit desse inteiro de uma vez pode não ser uma opção se você não tiver dinheiro para investir no momento e quer montar seu home studio aos poucos. Por isso fizemos a lista acima com os itens separados. Se ainda assim você optar por um kit completo, a Behringer pode ser a solução, já que seus produtos custam bem menos do que os produtos das marcas citadas acima.

O kit de U-Phoria Studio Pro é composto por um microfone C1, uma interface de áudio UMC202HD e um headphone HPS5000. É uma solução completa para você já começar a trabalhar com suas locuções e propagandas.

Considerações finais

Pronto, seu home studio para locução e publicidade está montado. Agora só falta você começar a trabalhar e ganhar dinheiro com ele. Para isso, é importante adquirir conhecimentos e desenvolver técnicas para trabalhar melhor e mais rápido.

O Portal da Produção oferece cursos completos que vão te ajudar a ter melhores resultados muito mais rápidos. O curso Reaper Experts, por exemplo, é um curso completo sobre a DAW Reaper que certamente o levará a dominar totalmente essa ferramenta.

Além desse e de outros cursos, você também pode ter acesso imediato a muitos conteúdos gratuitos no Portal da Produção que podem ser bastante úteis para você. Acesse nosso site e confira.

curso reaper experts - Home studio para locução e publicidade barato! Saiba como montar

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *