Instrumentos virtuais (VSTi): conheça as vantagens e desvantagens

Já ouviu falar sobre Instrumentos Virtuais VSTi? Nos acompanhe nesse post e conheça as vantagens e desvantagens de usar esses plugins.

Escrito por Adriano

Em 09/29/2020
"

Leia Mais

Com o crescimento da música independente no mundo, o número de pessoas que resolveram ter seu próprio home studio tem aumentado a cada ano. Isso tem alimentado o mercado de softwares voltados para a produção musical, já que os home studios não dispõem de espaço para colocar muitos equipamentos e instrumentos musicais. Por isso, os produtores independentes consomem cada vez mais plugins VST E instrumentos virtuais VSTi.

Os instrumentos virtuais são uma das categorias de VST que vem mostrando um crescimento exponencial e é sobre eles que falaremos nesse post. Certamente, esse é um tipo de plugin VST que veio para salvar a vida de quem trabalha em home studio ou é músico independente.

Se você quiser saber tudo sobre plugins VST, temos um artigo completo sobre eles para que você entenda para que servem essas ferramentas, seus tipos e principais aplicações. Um verdadeiro guia sobre plugins que você pode ler clicando aqui.

Mas o que são os instrumentos virtuais?

instrumentos virtuais vst 1024x695 - Instrumentos virtuais (VSTi): conheça as vantagens e desvantagens

Os Instrumentos Virtuais (VSTi), como o próprio nome já diz, são plugins VST que, ao invés de simular equipamentos de áudio, simulam instrumentos musicais. Com eles, você pode gravar uma todos os elementos de uma música usando apenas um teclado controlador ou, até mesmo, o teclado do seu computador.

Mas será que vale mesmo a pena investir nesse tipo de plugin? É fato que alguns deles podem custar até mais do que os instrumentos musicais de verdade. Vamos falar aqui sobre os instrumentos musicais mais utilizados por produtores de home studio e músicos independentes e sobre as vantagens e desvantagens de cada um deles, de forma geral.

Além disso, vamos dar sugestões de instrumentos virtuais VSTi que oferecem uma sonoridade tão real que é, praticamente, impossível distinguir de um instrumento real gravado em studio. Isso porque, atualmente, a maioria desses instrumentos virtuais são gravados em studio com instrumentos reais. Então vamos aos instrumentos virtuais.

1. Bateria – um kit completo com todas as peças guardado no seu computador

instrumento virtual bateria 1024x705 - Instrumentos virtuais (VSTi): conheça as vantagens e desvantagens

Vamos começar pelo instrumento que comanda o ritmo das músicas. A bateria é um dos instrumentos mais difíceis para quem trabalha em home studio. Além da falta de espaço para gravar um instrumento tão grande, não é uma tarefa fácil gravar uma bateria inteira com uma interface pequena e poucos microfones.

Sendo assim, a primeira vantagem de se ter um VSTi de bateria é não precisar de espaço e muitos equipamentos. Esse instrumento virtual não era dos melhores quando foi desenvolvido, pois seus sons eram criados em computador. Essa simulação deixava muito a desejar, pois se assemelhava ao som dos teclados arranjadores antigos, que sabemos que não eram grande coisa.

Com o passar do tempo e a evolução tecnológica, os samples (sons reproduzidos nos instrumentos virtuais) passaram a ser gravados em studio, com instrumentos reais e músicos de verdade. Não estamos falando mais de uma mera simulação, mas da gravação de uma bateria que pode ser reproduzida por um arquivo MIDI ou ao toque de um teclado controlador.

Outra vantagem de utilizar uma bateria virtual é poder tocar o som de qualquer kit com uma bateria eletrônica ligada ao computador. Assim, você pode apenas trocar as peças no software e ter uma variedade imensa de baterias disponíveis, usando apenas um kit eletrônico.

Podemos apontar como principal desvantagem, a dificuldade de ter à mão muitas baterias. Isso pode ser um problema para se criar uma identidade de som. Vamos falar sobre as três principais baterias virtuais do mercado e suas características principais.

1.1 EZ Drummer – escolha uma bateria completa para cada estilo musical

bateria ezdrummer 1024x576 - Instrumentos virtuais (VSTi): conheça as vantagens e desvantagens

Um dos mais populares instrumentos virtuais de bateria é o EZ Drummer, da empresa ToonTrack. Esse software traz kits de bateria montados a partir de estilos musicais, como Rock, Jazz, Metal, Blues e muitos outros. É um VSTi muito fácil de usar e voltado para compositores que querem sons mais prontos, pois os kits de bateria já são pré mixados.

Essa característica é uma grande vantagem e uma desvantagem ao mesmo tempo. Para um compositor ou produtor que quer ter a sonoridade de uma boa bateria, sem precisar de um longo processo de mixagem, esse é o instrumento virtual perfeito.

Os kits de bateria do EZ Drummer foram gravados em studio, com as melhores baterias do mundo e por músicos renomados, como Colin Richardson, que já tocou com o Sepultura e o Slipknot, por exemplo. Todos os kits foram mixados de acordo com o estilo musical associado.

Assim, se você quer um som de heavy metal, blues ou jazz, por exemplo, já tem as baterias prontas com a mixagem correta. No entanto, isso se torna uma desvantagem se você quiser um som de bateria mais cru para criar sua própria mixagem.

1.2 Superior Drummer – crie seu kit com as peças que desejar

superior drummer - Instrumentos virtuais (VSTi): conheça as vantagens e desvantagens

Também produzido pela ToonTrack, o Superior Drummer é o oposto do seu irmão descrito acima. Estamos falando de um instrumento virtual que foi produzido para quem entende de bateria. Os kits também foram gravados em studio de forma semelhante ao VSTi anterior.

A vantagem aqui é para quem quer um som puro de bateria acústica para acrescentar sua própria equalização, compressão, etc. É um excelente instrumento virtual para ser usado com uma bateria de verdade, com uma peça em cada canal.

A desvantagem do superior drummer é que sua mixagem deve ser feita como a de uma bateria real, peça por peça. É exatamente o mesmo trabalho que seria realizado com uma bateria acústica e microfones. Sendo assim, você terá que dominar muito bem as técnicas de mixagem de bateria, ou esse software vai te atrapalhar mais do que ajudar.

1.3 Addictive Drum – monte a bateria perfeita para você

addictive drumms - Instrumentos virtuais (VSTi): conheça as vantagens e desvantagens

Esse é um VSTi de bateria que está ganhando cada vez mais fãs. Isso se deve à sua infinita quantidade de combinações de peças possíveis. Podemos dizer que essa é a principal vantagem desse instrumento virtual.

O Addictive Drums pode ser encontrado em pacotes baseados em estilos musicais, como o Ez Drummer, mas também dá a opção de se trabalhar com baterias cruas, sem mixagem. O que destaca esse instrumento virtual, desenvolvido pela XLN Audio, dos seus concorrentes é a possibilidade de adquirir peças separadas para compor seu kit de bateria.

Talvez, sua única desvantagem seja ter tantas opções que podem deixar alguém que não tenha muita experiência confuso. Porém, com um tempo de prática e estudo, é possível dominar esse Instrumento Virtual, assim como os anteriores.

2. Piano – mais um instrumento virtual para quem não tem muito espaço

vsti piano 1024x652 - Instrumentos virtuais (VSTi): conheça as vantagens e desvantagens

Seria maravilhoso ter uma sala grande o suficiente para colocar um piano de calda e ainda ter espaço para microfoná-lo, não é mesmo? Mas, infelizmente esse é um privilégio de poucos. No entanto, você não precisa desistir de gravar belas faixas de piano.

Os pianos virtuais foram criados para isso e com a mesma realidade dos instrumentos virtuais de bateria descritos acima. Os pianos virtuais foram os primeiros instrumentos virtuais VSTi a se tornarem populares. Isso se deve ao fato de que o piano é ainda mais caro e difícil de carregar do que uma bateria.

Certamente, essa é a principal vantagem desse instrumento virtual. Ter um piano realista ocupando o espaço de um computador é algo que todo produtor e músico independente precisa em um home studio ou, até mesmo, no palco.

Uma desvantagem que pode ser identificada pelos pianistas mais puristas é a impossibilidade de ter todos os pedais encontrados em um piano. Essa limitação está mais associada ao teclado controlador do que ao instrumento virtual em si, mas não deixa de ser uma limitação.

Como um bom exemplo de piano virtual, podemos citar o Addictive Keys, da XLN Audio. Um ótimo instrumento virtual que traz vários timbres de pianos de cauda, verticais e elétricos. Um VSTi que atende a praticamente todos os estilos musicais que usam piano.

3. Orquestras – cordas, metais, woodwinds e até percussão

ikc L play info strings ensemble - Instrumentos virtuais (VSTi): conheça as vantagens e desvantagens

Se já é difícil ter uma bateria ou um piano em um home studio, o que dizer de uma orquestra? Simplesmente impossível. Por isso, os Instrumentos Virtuais VSTi de orquestra podem ser colocados como os principais dessa lista. Isso porque eles dão ao produtor a possibilidade de ter uma orquestra completa, com tudo o que se tem direito em um único plugin.

Semelhantemente aos VSTi de bateria, os de orquestra mais pareciam strings de teclado arranjador quando foram desenvolvidos. No entanto, atualmente eles são gravados com orquestras de verdade, com maestro e tudo, oferecendo o realismo necessário para um som incrível.

Bom, a vantagem desse instrumento virtual é simplesmente a sua existência. Poder ter uma orquestra inteira à disposição no seu computador é simplesmente um sonho para qualquer produtor musical.

Mas esse tipo de instrumento virtual também tem uma desvantagem, o seu tamanho. Para se colocar tantos sons em um software, é necessário ter muito espaço em disco. Isso torna as orquestras o instrumento virtual mais pesado que se tem. E, consequentemente, isso exige muito processamento do computador.

O VSTi de orquestra mais popular do mercado, sem dúvida é o Miroslav Philharmonik, desenvolvido pela IK Multimedia. Estamos falando de uma orquestra realmente completa, com todos os tipos de instrumentos existentes em uma. Além disso, esse instrumento virtual permite que o músico selecione até algumas técnicas para tocar, como Stacatto, Pizzicatto etc. Com tanta possibilidade, a criatividade fica sem limites.

4. Sintetizadores – o primeiro instrumento virtual criado

element2 synth - Instrumentos virtuais (VSTi): conheça as vantagens e desvantagens

Não há dúvidas que a criação dos sintetizadores abriu as portas para o que temos hoje em instrumentos virtuais VSTi. O primeiro instrumento musical a produzir som por meio da manipulação de correntes elétricas, mostrou a possibilidade de ter instrumentos que não precisam da captação de microfones para serem gravados.

Antes de chegar ao VSTi, os sintetizadores já estavam presentes em teclados com um som de qualidade, pois eles não simulavam instrumentos, mas eram o próprio instrumento. A possibilidade de tê-los de forma digital apenas veio para melhorar algo que já era excelente.

Os instrumentos virtuais de sintetizador seguem o mesmo princípio dos instrumentos analógicos, com a diferença de que eles manipulam dados, ao invés de impulsos elétricos. Não há muito o que se falar desses instrumentos tão peculiares, mas certamente uma grande vantagem de se investir em um VSTi de sintetizador é não ter aquele monte de cabos espalhados.

Algo que podemos configurar como uma pequena desvantagem nesse instrumento virtual é o trabalho que ele dá para chegar a um timbre legal. Mas, isso já é uma dificuldade encontrada nos sintetizadores reais. A diferença aqui é que a quantidade de parâmetros acaba sendo ainda maior, já que o VSTi engloba vários tipos de sintetizadores em um só.

Uma boa opção de VSTi de sintetizador é o Element, da Waves Audio. Inspirado nos melhores Synths analógicos, esse instrumento virtual traz uma infinidade de sons que vão dar uma beleza a mais às suas produções, da música eletrônica ao rock pós moderno.

Outros instrumentos virtuais

Garageband For Windows - Instrumentos virtuais (VSTi): conheça as vantagens e desvantagens

Os instrumentos virtuais VSTi acima são os mais comuns nos home studios do mundo todo. No entanto, existem instrumentos virtuais de todos os tipos. Com uma pesquisa rápida, é possível encontrar VSTis de contrabaixo, guitarra, violões e todos os outros instrumentos que você precisar nas suas gravações.

Algumas DAW’s (Digital Audio Workstation), como o Magix Samplitude ou o Garage Band, já trazem vários instrumentos virtuais VSTi no pacote. Assim, você não precisa comprar esses plugins de forma separada.

Ainda assim, vale a pena explorar esse mundo de instrumentos virtuais VSTi disponíveis no mercado. Se você é um compositor e não tem uma banda para gravar suas músicas, ter essa banda de forma virtual, para você mesmo gravar apenas com um controlador, pode ser a solução perfeita.

O site da Toontrack já oferece uma gama de instrumentos virtuais para você montar a sua banda. Baterias, contrabaixos e instrumentos de tecla estão disponíveis para você. Também é possível encontrar muitos instrumentos virtuais VSTi gratuitamente na internet. Mas, ainda existe uma ótima opção que falaremos a seguir.

Players de instrumentos virtuais – uma banda inteira em um único software.

ni kontakt review - Instrumentos virtuais (VSTi): conheça as vantagens e desvantagens

Os players são softwares desenvolvidos para que o produtor possa utilizar vários instrumentos virtuais em um único ambiente. Esses softwares foram desenvolvidos, principalmente, para se tocar ao vivo, pois não precisam ser executados em uma DAW, tem seu próprio ambiente de execução.

No entanto, eles também são bastante usados em studio, devido à quantidade de opções de instrumentos musicais que oferecem. Em um player de VSTi, você pode adicionar várias bibliotecas de instrumentos e programar patches para diferentes estilos e selecioná-los direto no controlador.

O mais popular desses players é o Kontakt, da Native Instruments, muito usados por tecladistas que usam a tecnologia MIDI ao vivo ou em studio. O Kontakt conta com uma biblioteca de fábrica completa que oferece desde baterias até pianos e orquestras. Além disso, você pode criar seu próprio instrumento virtual e adicionar a uma biblioteca no Kontakt.

Não há dúvidas de que um player como o Kontakt ou outro semelhante oferece muitas vantagens para quem trabalha em um home studio. E isso não se aplica apenas à relação com instrumentos musicais reais, mas também aos outros instrumentos virtuais mencionados aqui. Talvez a única desvantagem seja o peso de um software assim, mas vale a pena experimentar.

O Kontakt é um software tão completo que precisaria de um artigo inteiro para falar sobre todos os seus recursos. Se você já usa ou pensa em usar o Kontakt, saiba que o Portal da Produção oferece um curso completo sobre esse player de instrumentos virtuais incrível, que você pode conhecer clicando aqui.

Considerações finais

Agora que você já conhece a maioria dos instrumentos virtuais VSTi usados por músicos e produtores em home studio, já pode optar por usá-los ou não. Certamente, há mais prós do que contras quando se fala em tecnologia na música. Porém, é importante refletir antes de sair comprando todos os VSTi que encontrar, pois alguns deles não custam barato.

Talvez a maior desvantagem aplicada a todos os instrumentos que falamos e aos demais existentes, seja a de comprar algo que não será útil. Investir dinheiro em um software que será pouco usado ou sobre o qual não se tem domínio, certamente é frustrante.

Portanto, reflita sobre quais instrumentos virtuais VSTi atenderão à sua necessidade e invista apenas no que for, de fato, necessário. Além disso, dedique-se a dominar os instrumentos virtuais que for usar, para ter excelência no uso de cada um deles. Também tenha em mente que é necessário dominar as técnicas de gravação, mixagem e masterização, para fazer bom uso dos seus VST’s.

Para que você desenvolva suas técnicas em home studio, o Portal da Produção oferece uma gama de cursos completos que o levarão a alcançar ótimos resultados em muito menos tempo. Vale apena acessar nosso site e conferir. Você também poderá ter acesso imediato a vários conteúdos gratuitos que já são de grande ajuda nas suas produções. Não perca essa oportunidade.

Portal da produção 1024x543 - Instrumentos virtuais (VSTi): conheça as vantagens e desvantagens

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *