Microfones para home studio? Conheça os 5 Indispensáveis

Você sabe quais são os microfones essenciais para o seu home studio? Nesse post, falaremos de 5 que são indispensáveis para você.

Escrito por Adriano

Em 07/26/2020
"

Leia Mais

Se você já pesquisou sobre microfones, sabe que existe uma infinidade deles com as mais variadas funções e recursos. Mas quais desses microfones usar no seu home studio? Será que preciso de todos os modelos para atender as necessidades do meu home studio? A resposta é não, mas há alguns que são indispensáveis. Então, nesse post falaremos sobre os 5 microfones indispensáveis para home studio.

Mas, antes de falarmos sobre os 5 microfones indispensáveis para seu home studio, é importante que você saiba tudo sobre o que são microfones e quais as funções de cada um. Pensando nisso, criamos um guia completo para você dominar esses equipamentos. Vale muito a pena conferir.

Bom, agora que você já leu tudo sobre microfones, deve ter uma boa ideia de quais vão atender às necessidades do seu home studio. Então vamos falar sobre os 5 que são indispensáveis pra você.

Utilizamos como critério, para os exemplos a seguir, a funcionalidade e o custo benefício. No entanto, você é livre para escolher outros modelos semelhantes aos que serão usados como exemplo. O importante é que os microfones escolhidos desempenhem a função necessária para cada tipo de gravação. Então vamos lá.

1. Shure SM57 – Um pequeno microfone com grande funcionalidade no palco ou studio

shure sm57 - Microfones para home studio? Conheça os 5 Indispensáveis

Esse tinha que ser o microfone que abre a nossa lista, pois só com ele já é possível fazer muita coisa. O Shure SM57 é considerado um verdadeiro coringa, no studio ou no palco. Esse microfone dinâmico cardioide serve para gravar desde bateria até a voz. Ele é muito usado para gravar caixas de bateria e amplificadores de guitarra.

No entanto, o SM57 pode ser usado para gravar outras peças da bateria, instrumentos acústicos e até voz. Isso mesmo, esse microfone é uma ótima opção para gravar vocais guturais, screams e outras técnicas muito presentes em estilos musicais como o rock e o heavy metal.

Existem alternativas ao SM57 no mercado, com valor muito abaixo do que custa o produto da Shure. Claro que não são construídos da mesma forma, com a mesma resistência e durabilidade. Mas, se você está começando seu home studio e não tem tantos recursos, vale a pena pesquisar opções de microfones mais baratas.

Porém, se você dispõe de mais recursos, também pode adquirir opções diferentes do mesmo tipo de microfone, como o Beta 57, da própria Shure ou o E609 da Sennheiser, por exemplo.

2. Shure SM58 – Uma verdadeira referência em microfones para vocal

Shure sm58 - Microfones para home studio? Conheça os 5 Indispensáveis

Certamente, esse é o microfone mais conhecido de todos os que já tiveram contato com microfones dinâmicos para vocal. O Shure SM58 está presente em, praticamente, todos os studios e palcos do mundo. Não há muito o que falar sobre esse gigante dos palcos.

O SM58 é o microfone dinâmico perfeito para gravação de vocais em home studio, se você ainda não tem um microfone condensador. Mas, mesmo tendo condensadores, muitos produtores de home studio preferem gravar com o SM58, pois, por ser cardioide direcional, ele evita a captação de ruídos externos em um ambiente não tratado, como a sala de casa, por exemplo.

Há também, a possibilidade de usar o SM58 para a gravação de peças mais graves da bateria, como surdos laterais, por exemplo. O fato é que esse é um microfone indispensável para qualquer home studio.

Assim como o SM57, há muitas opções de baixo custo no mercado que podem ser alternativas ao SM58 da Shure, assim como microfones produzidos com o mesmo nível de qualidade, por grandes marcas. Podemos usar como exemplos o Beta58 da Shure, o E835 da Sennheiser e o Q7 da Samson.

3. Behringer C1 – Microfone condensador indispensável em home studio

behringer c 1 - Microfones para home studio? Conheça os 5 Indispensáveis

O Behringer C1 vem fazer parte da nossa lista como uma boa opção de microfone condensador de diafragma largo. Se você busca um bom microfone com um preço acessível, certamente o C1 é uma boa opção. Esse microfone tem uma ótima resposta para gravações de voz, instrumentos acústicos e ambiências.

Microfones condensadores se diferenciam dos dinâmicos pela alta sensibilidade e a faixa de frequência elevada. Essa sensibilidade os torna grandes ferramentas para a gravação de salas, mesmo que pequenas. Também é possível gravar amplificadores de guitarra e baixo. Sendo assim, o Behringer C1 se torna uma opção de microfone indispensável pera o seu home studio.

Quando se fala em condensadores, existe uma infinidade de opções no mercado, com muitos outros recursos como chaves low cut e atenuadores. É importante ter mais de um deles no seu set up de microfones, para atender aos tipos de vozes ou de instrumentos diferentes.

Além do Behringer C1, há microfones disponíveis com valores acessíveis e muita qualidade. Podemos citar como exemplo, o AKG Perception P220 e o Audiotecnica AT2020.

4. Behringer C-2 – O irmão menor do C1 com grandes resultados

behringer c2 1024x1024 - Microfones para home studio? Conheça os 5 Indispensáveis

Aqui temos mais um microfone condensador para o seu home studio, mas dessa vez, com diafragma pequeno. O Behringer C-2 é o irmão menor da família C da Behriger. Esse pequeno grande é uma ferramenta indispensável para a gravação de overs de bateria e instrumentos acústicos dos mais variados.

Microfones de diafragma pequeno são tão sensíveis quanto os de diafragma largo. Porém, por serem direcionais, são melhores para uma captação mais controlada, como gravação de violão ou instrumentos clássicos. Geralmente, esses microfones são vendidos em pares, pois são ótimos para a criação de ambientes estéreo.

Se você quer ter mais opções de criação, certamente os condensadores de diafragma pequeno são indispensáveis para o seu home studio. Com eles, combinados a outros microfones ou sozinhos, é possível criar diferentes tipos de ambientações e captar muitos tipos de instrumentos.

Os Behringer C-2 estão entre os microfones condensadores de diafragma pequeno mais baratos do mercado. Em alternativa a eles, e com valor aproximado, estão o AKG Perception P170 e o Audiotehcnica AT4021.

5. Shure Beta52A – Microfone para frequências graves

shure beta 52 1024x931 - Microfones para home studio? Conheça os 5 Indispensáveis

Você deve estar se perguntando por que um microfone de bumbo sozinho faria parte da lista de microfones indispensáveis para home studio, não é mesmo? A resposta para essa pergunta é simples, porque você já tem os outros necessários para gravar uma bateria, menos o de bumbo.

O Shure Beta52A é um microfone específico para frequências mais graves, como bumbo de bateria. Mas, por que não ter um kit de microfones de bateria completo? Muito simples, porque esse investimento não precisa ser feito logo no início do seu home studio.

Os outros microfones que já falamos acima são ótimos para a gravação de bateria. O SM57 serve para caixa e tons, o SM58 pode ser usado para surdos e os condensadores para os pratos. Só falta o de bumbo. Claro que se você dispõe de recursos para adquirir um bom kit de microfones de bateria, maravilha. Mas, podemos dizer que não é algo indispensável.

Outro motivo para se ter um Beta 52A é que ele é ótimo para a gravação de contrabaixo. Então, temos um equipamento que não se limita apenas à captação do bumbo da sua bateria. Você pode procurar por alternativas mais baratas desse microfone ou por modelos de outras marcas com o mesmo nível, como o Sennheiser e902, por exemplo.

Considerações finais

Existe uma infinidade de microfones que podem ser usados no palco, em grandes studios e em home studios, e a verdade é que, quanto mais possibilidades melhor. No entanto, nem todo mundo tem recursos disponíveis para ter todos os tipos de microfones à mão.

Então é importante saber quais são os mais necessários para se ter um bom leque de possibilidades. Com os microfones que mencionamos acima, você vai poder realizar gravações completas, com qualidade e obter bons resultados no seu home studio. Então não se preocupe em ter muitos microfones disponíveis, basta ter os indispensáveis.

Agora que você já conhece os 5 microfones para home studio indispensáveis pra você, que tal aprender as melhores maneiras de usál-os? O Portal da Produção oferece cursos completos de gravação, mixagem e masterização que vão ajudá-lo a tirar o melhor som com aquilo que você já tem.

São 18 cursos completos para que você possa adquirir e aprimorar seus conhecimentos e obter os melhores resultados nas suas produções. Além disso, você pode ter acesso a muitos conteúdos gratuitos oferecidos pelo portal. Clica aqui e dá uma conferida.

Portal da produção 1024x543 - Microfones para home studio? Conheça os 5 Indispensáveis

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *