Placa de som onboard vs offboard: Conheça a diferença

Você sabe a diferença entre uma placa de som onboard e offboard? Temos o artigo certo pra você entender o que são esses dispositivos e como eles funcionam.

Escrito por Adriano

Em 06/11/2020
"

Leia Mais

Um dos principais dispositivos do universo da produção de áudio é a placa de som. Esse dispositivo, mais conhecido entre os produtores como interface de áudio, é responsável por todo o áudio que entra e sai do computador. Nesse artigo, vamos explicar as diferenças entre as placas onboard e offboard, além de mostrar as funcionalidades de cada uma delas. Assim, você poderá decidir qual a melhor opção de acordo com suas necessidades.

Antes de tudo, é importante saber qual a função da placa de áudio no computador. Para isso, é necessário entender que o computador só reconhece sinais digitais, logo, tudo o que for analógico precisa ser convertido. Em relação ao áudio, essa é a função desse dispositivo.

Resumindo, o dispositivo de áudio é responsável por fazer a conversão do sinal analógico de áudio para digital, bem como a conversão do sinal digital do computador em áudio analógico. Através dele, o áudio captado por um microfone, ou gerado por um instrumento musical, pode ser gravado no computador, assim como os sons produzidos pelo computador podem ser reproduzidos em um fone de ouvido, por exemplo.

Placa de som onboard – Sempre esteve lá e você nem percebeu

placa de som onboard - Placa de som onboard vs offboard: Conheça a diferença

Como o nome já diz, a placa onboard (em placa) já vem de fábrica no computador, soldada na placa mãe. São aquelas entradinhas coloridas que vemos em todo computador. Também são conhecidas como placa de som integrada, exatamente por fazerem parte da placa mãe do computador. Esses dispositivos, geralmente, são bem simples e trazem uma entrada e duas saídas, mas podem oferecer um pouco mais.

Eles são dispositivos projetados para funções básicas, logo, não trazem recursos avançados, no que diz respeito ao processamento do áudio no computador. Não é impossível gravar uma música usando essa placa de som e um editor de áudio. No entanto, é necessário entender que será um processo bastante limitado.

Outro ponto que dificulta o trabalho com áudio por meio das placas onboard é o fato de, por estar integrada à placa mãe, a conversão do sinal de áudio é feita pelo processador do computador. Sendo assim, o processo pode gerar uma queda no desempenho da máquina e dificultar bastante uma mixagem, até mesmo a mais simples.

A placa de som onboard foi projetada para processos simples, como captar uma conversa pelo microfone e reproduzir faixas de áudio do computador. Para algo mais complexo, foram criadas as placas de áudio offboard, sobre a qual falaremos em seguida.

Placa offboard – Mais robustez para processar o seu áudio

placa maudio pci 1024x639 - Placa de som onboard vs offboard: Conheça a diferença

A placa de som offboard (fora da placa), por sua vez, é um dispositivo que não está integrado à placa mãe. As placas mais comuns são as que usam conexão PCI em um slot no computador. Por terem uma memória RAM independente, esses dispositivos fazem a conversão do sinal de áudio sem precisar do processador do computador. Isso garante que o desempenho do computador não será comprometido no processo de conversão do sinal.

Vale ressaltar que as placas offboard também podem ser bem simples, com apenas um canal de entrada e dois de saída. Mas existem opções de dispositivos de áudio PCI mais completos, com entradas de linha estéreo, por exemplo. Uma placa com esse recurso permite que o usuário conecte uma mesa som, por meio das saídas L&R. Assim, será possível fazer uma gravação com mais qualidade.

Existem modelos, como a M-Audio Audiophile (imagem), que traz ainda a opção de uma entrada e uma saída MIDI, ligadas à uma porta serial na própria placa. Com ela, o usuário pode realizar trabalhos mais completos, com instrumentos virtuais, além de gravações de voz e violão.

Concluímos então, que uma placa de áudio offboard pode oferecer os recursos necessários para iniciar um home studio. É importante informar que, se você busca um dispositivo de áudio que ofereça a possibilidade de utilizar um microfone condensador ou controles de ganho, por exemplo, essa ainda não é a melhor opção para você.

Outras opções de placas offboard

placa de som usb - Placa de som onboard vs offboard: Conheça a diferença

Existem ainda algumas placas de som offboard que podem ser conectadas via USB no computador e podem ser adquiridas separadamente. São dispositivos simples, ou mais completos, geralmente usados em notebooks, já que esse tipo de computador dispõe de uma única entrada que serve tanto para fone de ouvido quanto para microfone.

Alguns modelos dessas placas até trazem controle de volume e algumas outras opções. São uma boa opção para quem está pensando em começar a se aventurar com pequenas produções ou iniciar um home studio, sem gastar muito dinheiro em equipamentos de áudio. Empresas como a M-Audio e a Asus oferecem boas opções de placas de som USB.

Interface de áudio externa – a placa de som para o produtor musical

interface de audio 1024x683 - Placa de som onboard vs offboard: Conheça a diferença

Quando se fala em placa de som para produção musical, a interface de áudio é a ferramenta essencial. Esse equipamento segue o princípio das placa de áudio que falamos nesse artigo, no entanto, com muito mais recursos para que o usuário trabalhe sem problemas.

A interface é um dispositivo de áudio externo que faz a conversão do sinal de áudio como os que já falamos. No entanto, uma interface de áudio oferece recursos como uma quantidade maior de canais, pré amplificadores para uso com microfones, condensadores e muito mais.

Recursos como controle de ganho por canal são essenciais para se trabalhar com mais de uma fonte de áudio. Pode-se dizer que esse é o principal diferencial entre uma interface de áudio externa e uma placa de som comum, seja onboard ou offboard.

Se você pretende começar um home studio ou quer ter mais qualidade nas suas gravações, a interface de áudio é a melhor opção para você. Pensando nisso, criamos um guia completo para você não errar na escolha da sua interface de áudio.

Aproveite também para conhecer os cursos do Portal da Produção, que certamente levarão suas produções a outro nível. Além dos cursos completos, o portal oferece muitos conteúdos gratuitos que podem ajudá-lo a melhorar suas gravações. Não deixe de conferir.

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *