Plugins de compressor grátis: veja o Top 5 que preparamos para você

Está procurando o Plugin de Compressor perfeito para você? Veja o Top 5 que preparamos e escolha o melhor compressor gratuito para você.

Se você já gravou algum trabalho musical, seja em home studio ou em um estúdio profissional, sabe que a compressão é um recurso bastante usado. No entanto, um compressor não é um equipamento barato. Mas não se preocupe, nesse post falaremos sobre plugins de compressor e, o melhor, grátis.

Com certeza, um plugin de compressor custa muito mais barato que o equipamento analógico. Mas, isso também pode ter um custo alto para algumas pessoas. Por isso, trouxemos um Top 5 com plugins de compressor gratuitos que oferecem bastante qualidade.

Mas, antes de falarmos sobre compressores, que tal entender tudo sobre plugins VST? É importante saber tudo sobre esses recursos tão úteis. Para isso, temos um guia completo que o fará dominar os plugins VST. Vale a pena conferir.

Bom, agora que você já entende tudo sobre plugins VST, vamos falar do tema desse post, os compressores. Você já sabe que o compressor é uma ferramenta essencial para gravação, mixagem e masterização, agora irá entender o porquê.

Mas afinal, o que é o compressor?

Overloud Comp G - Plugins de compressor grátis: veja o Top 5 que preparamos para você

Como o nome já diz, esse equipamento, ou plugin, comprime o áudio, diminuindo a dinâmica da onda sonora e equilibrando as nuances. Na prática, o compressor funciona como uma parede.

Por exemplo, quando um guitarrista grava um solo, é natural que algumas palhetadas sejam mais fortes que outras. Assim, a dinâmica das notas tocadas é diferente, algumas sairão mais altas, outras mais baixas. Então, algumas dessas notas podem se sobressair em toda a música.

O compressor serve para equilibrar essa dinâmica, de modo que as notas soem por igual. Por isso, quando ouvimos um solo de guitarra, ouvimos tudo no mesmo volume e com a mesma pressão, aliás, compressão.

Controles do compressor

Alguns compressores trazem mais funções que outros, mas todas se baseiam no mesmo princípio. As principais funções presentes nos compressores são Attack, Release, Ratio e Threshold.

Esses controles servem para que a compressão não seja igual para todas as situações. Afinal, as músicas não são todas iguais e uma mesma compressão para toda gravação iria atrapalhar mais do que ajudar.

Treshold é o nível de compressão, ou seja determina a partir de quantos decibéis o compressor começa a atuar no áudio.

Ratio é a intensidade do compressor. Com ele, você controla a quantidade de saída do compressor. Por exemplo, se colocar o ratio em 3:1, o compressor libera um db a cada três recebidos. Quanto menos o número à esquerda, mais suave a compressão.

Attack determina quando o compressor começa a atuar após ultrapassar o treshold. Quanto mais lento o attack, mais transientes serão liberados. No attack mais rápido esses transientes são eliminados, ou seja, não são percebidos no áudio.

Release é o inverso do attack, ou seja, determina quando o compressor para de atuar. Quanto mais lento o release, o compressor atua por mais tempo. Quando mais rápido, mais cedo o compressor para de atuar.

Top 5 plugins de compressor grátis

Agora vamos ao que interessa, os plugins de compressor gratuitos que farão muita diferença na sua mixagem. Para esse Top 5, consideramos a funcionalidade e a facilidade de uso dos plugins selecionados.

Visual, embora cause mais atração, não foi considerado nesse caso. Apenas quando apresentar recursos de monitoração, consideraremos interface do plugin.

5. DCAM free comp – clássico e eficiente

dcam freecomp - Plugins de compressor grátis: veja o Top 5 que preparamos para você

O DCAM free comp é um compressor clássico, com os controles básicos de compressão. É bastante eficiente no que um compressor faz de melhor, colar as tracks.

Quem nunca ouviu uma gravação e teve a sensação de que as os instrumentos estão descolados, como se não soassem no mesmo espaço? Esse compressor resolve esse problema com poucos cliques.

Esse plugin traz os controles de Attack, Ratio, Threshold e Makeup. Ainda é possível controlar o ganho de entrada e saída do sinal, para compensar a perda de ganho causada pela compressão.

Por fim, ele traz um monitor VU básico e botões de bypass e learn. Esse plugin de compressor foi desenvolvido pela fxpansion, uma empresa bastante conceituada de plugins VST e instrumentos virtuais VSTi.

4. TAN compressor – um clássico VCA gratuitamente ao seu alcance

tan compressor - Plugins de compressor grátis: veja o Top 5 que preparamos para você

Desenvolvido pela gigante Acustica Audio, o TAN compressor é uma ótima ferramenta para quem curte compressor analógico. Baseado nos compressores VCA, esse plugin é a escolha certa quando se busca precisão e transparência.

Os controles presentes nesse plugin são bastante sensíveis. Você vai ter a sensação de estar realmente usando um equipamento analógico.

Um diferencial nesse plugin, é o exclusivo controle ShMod, que permite ajustar a forma do ataque. Isso torne esse compressor ainda mais preciso e transparente. Certamente, a compressão será menos agressiva.

A monitoração desse plugin é feita por um VU horizontal, mais preciso que o do nosso compressor anterior. De fato, a precisão é a marca desse plugin.

3. SAFE Compress – Feito para humanos normais dominarem facilmente

safe compression - Plugins de compressor grátis: veja o Top 5 que preparamos para você

Se você não é um expert em produção de áudio, nem em compressão, esse é o plugin certo para você. O SAFE Compress, da Semantic Audio foi desenvolvido para que você realize a compressão de acordo com o que sente aos ouvidos.

Você deve estar se perguntando: como assim? Simples, digite como quer sua compressão (quente, brilhante…) e ele irá configurar automaticamente para você.

Mas, por que um plugin tão funcional não está no primeiro lugar do Ranking? Bom, ele pode ser fácil de usar, mas não é o compressor mais funcional e preciso que temos aqui. Esse diferencial serve para quem está iniciando no mundo das mixagens.

Fora isso e o monitor gráfico, que também é muito eficiente, esse plugin é semelhante ao DCAM Compressor, trazendo apenas os controles básicos de compressão. Sendo assim, não é algo tão extraordinário.

Porém, não podemos minimizar sua qualidade. Esse plugin, embora simples, vai funcionar perfeitamente nas suas gravações, sobretudo se você é um daqueles produtores que quer um compressor apenas para cumprir o papel dele, sem muita coisa extra.

2. ReaComp – o plugin de compressão da Reaper

reacomp - Plugins de compressor grátis: veja o Top 5 que preparamos para você

Não podíamos deixar de fora desse Top 5 um plugin da Reaper. Falamos tanto dessa DAW revolucionária aqui no blog e não podemos esquecer os plugins que ela traz. Afinal, é um pacote completo que pode ser usado gratuitamente.

O ReaComp, componente do pacote Reaplugs, é um plugin de compressor completo e fácil de usar. Com os controles básicos, e alguns extras, como o pre-comp e o equalizador, esse compressor é excelente para quem quer ter tudo bem à vista.

O monitoramento do ReaComp é feito por meio de Meters separados para as principais funções. Ele oferece um Meter exclusivo para o Threshold, um para a compressão em si e outro para monitorar o ganho de saída do compressor.

Você ainda pode usar a função auto release, que configura o release do compressor de acordo com a dinâmica do áudio. Assim, você não vai perder nada que não queira na dinâmica da música, nem vai precisar usar compressores diferentes em diferentes partes do áudio.

1. Density MKIII – um plugin completo semelhante a um dos mais caros do mercado

densitymkiii 660 - Plugins de compressor grátis: veja o Top 5 que preparamos para você

Se você fosse comprar plugins de compressão, certamente indicaríamos os compressores da T-Racks, simplesmente porque são os melhores. E é por essa razão que o próximo plugin de compressor ocupa o primeiro lugar do nosso Top 5.

O Density MKIII é um plugin gratuito muito semelhante aos compressores vendidos nos pacotes T-Racks. Ele traz uma gama de funções que o tornam o mais completo dessa lista. Além disso, ele também é um ótimo limiter, podendo ser usado até na masterização.

Desenvolvido pela Variety of Sound, esse compressor faz parte de um pacote completo gratuito, juntamente com equalizadores, reverbs e outros efeitos. Vale muito a pena dar uma olhada no site do desenvolvedor.

Esse plugin de compressor traz funções diversas, filtros e monitores separados em VU e Meters, tudo isso em dobro. É sem dúvida o campeão do nosso ranking de compressores gratuitos.

Considerações finais

Bom, agora você tem cinco ótimas opções de plugins de compressor para escolher o seu ou usar todos. Por que não? Afinal, todos são gratuitos.

Com as ferramentas em mãos, o que se precisa agora é saber usá-las. Não adianta ter bons recursos e não usá-los, ou usá-los de maneira incorreta. A mixagem é um processo delicado na produção de áudio, por isso, é importante desenvolver as técnicas necessárias para realizar um bom trabalho.

Para isso, o Portal da Produção oferece uma variedade de cursos completos que irão ajudá-lo a ter excelentes resultados em menos tempo. Vale muito a pena dar uma conferida no nosso site e ter acesso, também, a conteúdos gratuitos para você já começar a entender mais desse mundo que é o áudio.

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *