Plugins de equalizador grátis: Veja o nosso top 5 e escolha o seu

Precisa de um bom plugin de equalizador e não quer gastar dinheiro? Veja o nosso Top 5 com os melhores plugins de equalização gratuitos para você.

Escrito por Adriano

Em 09/30/2020
"

Leia Mais

Já tentou equalizar uma faixa de áudio e não gostou do plugin utilizado? Imagina se você tiver que comprar vários plugins até encontrar aquele perfeito pra você. Não é legal ficar gastando dinheiro assim, por isso, vamos trazer uma lista com o top 5 Plugins de equalizador grátis. Assim você vai poder testar à vontade até achar o tipo certo pra você usar a versão paga, ou não.

É difícil acreditar que nem sempre precisamos de plugins pagos para obter um bom resultado de equalização. Mas, existem alguns plugins gratuitos que oferecem muita qualidade e eficiência. Por isso, nesse post traremos 5 excelentes plugins de equalizador grátis para você testar.

Mas antes, é necessário entender como esse plugin funciona. Para isso, temos um guia completo sobre Plugins VST, que traz todas as informações sobre esses recursos tecnológicos que são ferramentas importantíssimas, sobretudo, para quem tem um home studio e não tem espaço para encher de equipamentos, nem muito dinheiro para investir. Vale a pena ler.

Para compor nosso top 5, consideraremos os recursos oferecidos por cada plugin, como funcionalidade, aplicabilidade, fidelidade dos parâmetros de áudio e alguns outros pontos importantes. É bem provável que mais de um deles seja atraente para você, então fique à vontade para fazer uso de mais de um, ou até de todos eles. Isso vai depender do tipo de equalização desejado.

5. Sonimous Soneq – equalizador gratuito estilo Pultec

SonEQ1.2 - Plugins de equalizador grátis: Veja o nosso top 5 e escolha o seu

Para ocupar o quinto lugar do nosso top 5, o Sonimous Soneq vem trazer o estilo vintage de equalizadores clássicos. Com parâmetros similares ao clássico equalizador analógico Pultec, o Soneq traz três bandas de equalização (agudo, médio e grave). Ele oferece, ainda, a adição de drive para saturar o som, como fazem os equipamentos valvulados da era de ouro do áudio.

Esse plugin de equalizador dispõe de quatro knobs de equalização, sendo um para o ganho dos agudos, um para o ganho dos médios e dois para os parâmetros de graves , boost e atenuation. Assim, o usuário pode controlar individualmente essas faixas de frequências na hora da mixagem do áudio.

Embora seja uma excelente opção entre os plugins de equalizador, o Soneq está em quinto lugar por ter algumas limitações, quando se fala de equalização moderna. Por ser um equalizador com estilo vintage, esse plugin não oferece uma grande faixa de frequências, limitando-se a três bandas de equalização.

Ele ainda oferece recursos como cortes de graves e agudos, e a possibilidade de se trabalhar com uma faixa mais ampla de médios. Esses recursos não são oferecidos no Pultec original, mas, já que estamos falando de um plugin, tudo é possível.

Então, se você busca um equalizador clássico, com som de valvulado, o Sonimous Soneq é uma excelente opção para proporcionar um ar nostálgico ao seu som. Vale a pena experimentar esse plugin de equalizador nas suas produções. Afinal, ele é gratuito.

4. TDR Nova – visual moderno e muita dinâmica de equalização

TDR Nova - Plugins de equalizador grátis: Veja o nosso top 5 e escolha o seu

Em quarto lugar, o TDR Nova traz um visual moderno com um belo gráfico e mais opções do que o nosso quinto colocado. Estamos falando aqui de um plugin de equalizador paralelo, com quatro bandas de equalização que podem ser ajustadas de forma dinâmica pelos knobs disponíveis ou pelo próprio gráfico digital.

Esse plugin de equalizador traz knobs de ganho e threshold para cada banda de equalização. Com eles, é possível controlar o nível de sinal e a quantidade de equalização da frequência selecionada, como em um equalizador gráfico. Ele oferece ainda botões de low cut e high cut, para cortes rápidos de graves e agudos.

Além disso, ele oferece um knob de ratio para as frequências mais agudas, o que o torna um um compressor, para controlar a proporção de equalização nas frequências mais altas. Uma ótima opção para se trabalhar com a equalização de guitarras e instrumentos que exploram mais as frequências médias e agudas.

3. Boot Eq MK II – equalizador estilo SSL com saturação de válvula

booteq mkii - Plugins de equalizador grátis: Veja o nosso top 5 e escolha o seu

Mais uma ótima opção entre os plugins de equalizador, o Boot Eq MK II traz o estilo SSL, com saturação de válvula, para garantir uma pegada mais analógica ao seu som. Esse é mais um equalizador de quatro bandas independentes que oferece uma gama extensa de equalizações, já que ele conta com chaves para alterar a largura da banda em cada faixa de frequência.

Outra característica interessante desse equalizador, é a emulação de uma válvula na saída do sinal, que pode ser controlada pelo knob de drive presente no plugin. Essa válvula pode ser desligada, diminuindo o calor adicionado ao som, característico de equipamentos valvulados. Há, ainda, uma chave que alterna entre os sons vintage e moderno, oferecendo ainda mais opções de combinação.

Esse plugin de equalizador, também oferece controle de ganho de saída, para evitar a clipagem do sinal na master. Além disso, esse plugin, que ocupa o terceiro lugar do nosso Top 5, conta com um clássico VU para a monitoração visual dos níveis de sinal, dando uma cara ainda mais vintage para esse belo equipamento virtual.

2. MeldaProduction MEqualizer – 6 bandas e 7 filtros de para cada uma delas

MEqualizer00.v1 1024x794 - Plugins de equalizador grátis: Veja o nosso top 5 e escolha o seu

Se você procura mais possibilidades em um plugin de equalização, o MEqualizer é perfeito para você. Com seis bandas de equalização e sete filtros diferentes para cada uma delas, esse camarada se mostra um gigante entre os plugins de equalizador da nossa lista. Chega a ser difícil acreditar que um plugin assim pode ser gratuito, mas acredite, ele é sim.

O MEqualizer é bastante fácil de usar, pois tem uma interface bastante intuitiva e sem mistérios. Outra vantagem, que o coloca no nosso segundo lugar, é o knob de saturação para dar aquela esquentada no som, unido aos controles de ganho e nível de efeito individuais.

Ele oferece ainda, um analisador de espectro para que você possa verificar com mais precisão, como o seu áudio está ficando, por meio da monitoração visual. Assim você pode diminuir as sobras de frequência com muito mais precisão e deixar sua equalização perfeita.

1. ReaEq – a versatilidade oferecida pelos criadores do Reaper em um plugin de equalizador

reaeq - Plugins de equalizador grátis: Veja o nosso top 5 e escolha o seu

Quem já usa o Reaper sabe que se esse top 5 fosse sobre DAW’s, ele estaria em primeiro lugar. Sendo assim, não podia ser diferente com plugins de equalizador gratuitos, já que os criadores dessa DAW maravilhosa criaram, também, um equalizador maravilhoso.

O Cockos ReaEq é simplesmente um plugin de equalizador com quantidade de bandas ilimitada e uma infinidade de configurações diferentes. Um plugin de equalizador assim não podia deixar de estar no primeiro lugar do nosso Top 5. Afinal, a funcionalidade desse plugin coloca todos os outros que falamos para trás.

Com o ReaEq, o usuário pode adicionar bandas e configurar o tipo de onda com poucos cliques, ou simplesmente arrastar os botões no gráfico e chegar ao som desejado. Cortes de graves e agudos são facilmente adicionados de acordo com a vontade do usuário.

É possível ainda, controlar o ganho de saída por banda ou geral. Além disso, o ReaEq oferece um analisador de espectro para dar mais precisão à sua equalização. Outra vantagem desse plugin sobre os demais é a possibilidade de salvar os parâmetros em forma de presets. Assim você pode usar seu equalizador pré-configurado nas próximas mixagens.

Considerações finais

Bom, concluímos nosso top 5 com os melhores plugins de equalizador para você. Agora é só baixar o que mais lhe agrada, ou todos eles. Afinal, todos são gratuitos, então não faz mal ter todos, não é mesmo? Você pode, inclusive, usar mais de um deles ao mesmo tempo. Tudo depende do som que você busca.

Por exemplo, você pode usar um equalizador como o Pultec para a voz, já que os valvulados combinam muito com as frequências de vocais. Para guitarras, você pode utilizar equalizadores paramétricos ou gráficos, com maiores possibilidades de equalização. E assim por diante.

Agora que você já tem vários equalizadores para usar nas suas produções, que tal aprender a usá-los com eficiência? É importante dominar as técnicas de mixagem para chegar a um bom resultado nas suas gravações. Afinal, não adianta ter os recursos, se você não sabe usá-los para ter bons resultados. É necessário adquirir conhecimento e desenvolver as técnicas necessárias para realizar grandes produções.

Para isso, o Portal da Produção oferece vários cursos, entre eles o curso de Mixagem no Reaper. Nesse curso, você aprenderá a realizar mixagens profissionais nessa DAW incrível que está ganhando cada vez mais espaço no mercado de áudio mundial. Além disso, tenha acesso a muitos outros cursos, com um investimento de apenas R$ 1,36 por dia. É uma oportunidade e tanto.

O Portal da Produção oferece também, conteúdos gratuitos que você já pode acessar para ter resultados melhores em suas produções. Vale a pena conferir.

Portal da produção 1024x543 - Plugins de equalizador grátis: Veja o nosso top 5 e escolha o seu

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *