Plugins de Reverb grátis: preparamos um Top 3 para você

Você está buscando Plugins de Reverb que possam incrementar seu som? Veja nosso Top 3 de Plugins de Reverb gratuitos e escolha o melhor para você.

Não há dúvidas de que os Plugins de Reverb estão entre os mais usados por qualquer produtor musical ou músico independente, em home studio. Afinal, a ambientação que eles proporcionam deixa a música com um clima muito diferente. Mas será que existem bons Plugins de Reverb gratuitos?

A resposta é sim. Existem ótimos Plugins de Reverb com muita qualidade e totalmente de graça. Nesse post, traremos um Top 3 com os melhores Plugins de Reverb gratuitos, segundo nossos testes práticos. Assim, você terá ótimas opções para escolher o seu plugin e já sair trabalhando com ele.

Mas, antes de falarmos especificamente dos Plugins de Reverb, é necessário que você entenda tudo sobre plugins VST. Para isso, criamos um guia completo, que você pode ler clicando aqui. Não deixe de conferir, pois você poderá conhecer muitos outros plugins VST, além dos Reverbs. Assim, você conhecerá uma gama de efeitos que irão melhorar muito o seu som.

Conhecendo o Reverb: do ambiente acústico ao mundo digital

original d2ddef48abd50d29ae59f88bcc2654c6 780x450 1 - Plugins de Reverb grátis: preparamos um Top 3 para você

Mas afinal, o que é o Reverb? Essa pergunta deve estar ecoando na sua cabeça nesse momento. Mas não se preocupe, temos a resposta que você precisa para entender esse efeito.

O Reverb, ou reverberação, é um efeito acústico obtido em espaços amplos, por meio da propagação e reflexão do som. Ou seja, é o que ouvimos quando o som viaja por um grande espaço e é refletido pelas estruturas desse espaço. Por exemplo, se você entrar em uma igreja vazia e chamar por alguém, vai perceber que sua voz se propaga de forma lenta e extensa.

Essa propagação é o que chamamos de reverberação. Dependendo do tamanho e da estrutura do espaço, a reverberação pode ser mais longa ou mais curta. Além disso, a reverberação pode favorecer mais algumas frequências, em detrimento de outras.

O que os Plugins de Reverb fazem, é simular essa propagação sonora de forma digital, causando a sensação de que o som está sendo emitido em um ambiente amplo. Antes dos plugins, equipamentos analógicos e digitais realizavam essa simulação nos estúdios de gravação, pois não dava para ter várias salas amplas para se obter cada tipo de reverberação desejado.

Existem Plugins de Reverb que já trazem várias opções pré programadas de ambientação. Outros podem ser configurados manualmente para chegar à sonoridade desejada. Tudo depende do que o produtor deseja para o seu som.

Tipos de Reverb: as várias opções à disposição dos grandes Studios e dos home studios

Existem vários tipos de reverb que trazem sonoridades diferentes, sejam eles acústico, analógicos ou digitais. Falando-se em reverbs acústico, ou seja, a reverberação natural do ambiente, os mais conhecidos são os reverbs de sala (room), hall ou salões (hall) e câmara (chamber).

Entre os reverbs produzidos por equipamentos analógicos, veremos os reverbs eletromecânicos de mola (spring reverb) e placa (plate reverb), além dos reverbs algorítimicos (algorithmic reverb) e os de convolução (convolution reverb).

Já os Plugins de Reverb foram desenvolvidos para emular as reverberações, tanto acústicas, quanto analógicas. Isso os torna muito vantajosos, seja para grandes studios de gravação ou para pequenos home studios. Afinal, você poderá ter todas as reverberações em seu computador, não precisando ser dono de uma propriedade gigantesca para ter ambientes acústicos ou gastar milhões em uma infinidade de equipamentos.

Reverbs acústicos

ambientes0000 1024x576 - Plugins de Reverb grátis: preparamos um Top 3 para você

Os reverbs de sala, ou room reverbs, são produzidos, geralmente, em studios de gravação ou teatros, com ambiente acusticamente tratados. Para se obter essa sonoridade, são espalhados microfones, geralmente condensadores, em pontos estratégicos da sala para captar o som da ambientação.

Os hall reverbs, por sua vez, podem ser obtidos em ambientes como igrejas, que possuem um espaço amplo, com bastante reverberação natural. As igrejas medievais, por exemplo, eram projetadas com tetos em formato de concha, para facilitar a propagação do som. Graças a isso, a reverberação desses ambientes era extensa e ampla.

Por fim, os chamber reverbs, como o nome já diz, eram obtidos em câmaras, espaços com paredes mais densas, que favorecem a propagação de frequências mais baixas. Um exemplo de um ambiente propício para esse tipo de reverberação pode ser visto em grutas e cavernas. Nesses espaços, o reverb é mais conhecido como eco, devido à forte reflexão sonora causada pelas paredes, que absorvem pouca vibração.

Reverbs analógicos e digitais

reverbs analogicos0000 1024x576 - Plugins de Reverb grátis: preparamos um Top 3 para você

Os reverbs eletromecânicos são bastante antigos, mas são usados até hoje. Embora não sejam tão baratos, há quem prefira usar esses equipamentos para se obter um som mais natural.

Os reverbs de placa, ou plate reverbs, são produzidos por placas enormes de petal, consctadas a um transdutor, semelhante a um captador de guitarra. O efeito final é uma ressonância que reproduz a vibração captada pelas placas, ampliando o som e dando a sensação de reverberação acústica.

Já os reverbs de mola, também chamados de spring reverbs, são muito usados em amplificadores de guitarra. A sensação sonora é parecida com a que se produz em uma câmara. Trata-se de uma mola de metal esticada diante de um transdutor. Essa mola vibra, juntamente com a vibração dos alto falantes, estendendo o som emitido por eles.

Há ainda os reverbs algorítmicos e os de convolução, que são produzidos por equipamentos eletrônicos. Esses efeitos são produzidos de forma digital, através de algoritmos e convolução matemática. Nesse caso, não há nenhum tipo de captação de ressonância, mas apenas a produção do efeito por emulação. Os reverbs digitais podem ser encontrados em processadores de efeito, pedais de guitarra e alguns modelos de mesa de som.

Plugins VST de Reverb

maxresdefault 1024x576 - Plugins de Reverb grátis: preparamos um Top 3 para você

Por fim, os plugins VST de Reverb vieram para resolver a vida, sobre tudo de quem tem home studio, pois, além de custarem bem menos, não ocupam espaço e não necessitam de um ambiente real. A principal vantagem que eles oferecem, é a possibilidade de ter todos os sons ambientes em um mesmo plugin.

Porém, há quem prefira Plugins de Reverbs específicos para cada tipo de ambientação. Felizmente isso também é possível. Existem Plugins de Reverb que emulam cada tipo de reverberação separadamente. Isso facilita na hora de encontrar o efeito desejado, sem ter que experimentar várias configurações.

Existe uma infinidade de Plugins de Reverb no mercado, produzidos por empresas como a Waves e a IK Multimedia, que são as mais conhecidas nesse segmento. No entanto, a maioria deles é paga e não custam tão barato.

Mas, para a nossa felicidade, existem também os Plugins de Reverb gratuitos, que podem oferecer muita qualidade, sendo comparados, inclusive, com os programas pagos. É desses plugins que falaremos a seguir.

Finalmente nosso Top 3 Plugins de Reverbs gratuitos

Quando se fala em plugins gratuitos, talvez venha à mente a imagem de um software mal projetado, com um efeito de qualidade duvidosa e que deixa a desejar na funcionalidade. No entanto, você pode se surpreender com alguns Plugins de Reverb gratuitos que estão disponíveis na internet.

Para essa lista, levamos em consideração a funcionalidade dos Plugins, sua gama de opções e a sonoridade de cada um. Além disso, analisamos a interface visual de cada plugin, pois uma imagem agradável também facilita a utilização desses recursos. Vamos ao Top 3.

3. Epic Verb – Um Plugin com cara de equipamento de rack

15 best free vst plugins reverb - Plugins de Reverb grátis: preparamos um Top 3 para você

O Epic Verb talvez seja o Plugin de Reverb com mais funcionalidades disponíveis nessa lista. É um plugin que traz os tipos de reverberação mais usados em produções de áudio, com a facilidade de um clique para selecionar. Ele conta ainda com equalizador e controle de ganho de saída.

Outra vantagem desse plugin é a função pré delay, que adiciona um delay antes do reverb, dando a sensação de eco ao áudio. Essa função ainda conta com a configuração manual de time, o que facilita a adequação desse delay ao BPM da música.

O que coloca esse Plugin de Reverb no terceiro lugar é a falta de informações disponíveis do desenvolvedor, o que enfraquece um pouco a confiança na hora de baixar. Outro ponto negativo é que ele é mais recomendado para usuários do Ableton Live e FL Studio.

Isso não significa que usuários de outras DAW’s, como o Reaper por exemplo, não possam usá-lo. Mas, talvez, ele não combine tão bem com as funções de outras DAW’s.

2. TAL Reverb – uma variedade de Plugins de Reverb

tal reverb 2 - Plugins de Reverb grátis: preparamos um Top 3 para você

No nosso segundo lugar, o TAL Reverb vem ser aquele plugin que já traz tudo bem na cara, para que o usuário não tenha dúvidas na hora de usar. Aliás, esse plugin tem versões diferentes que tornam ainda mais fácil a sua utilização.

O TAL Reverb é um plugin baseado nos reverbs de placa (plate reverbs) da era de ouro dos studios de gravação. Porém, com o controle room size, presente nesse plugin, o usuário pode chegar à sonoridade de um reverb de sala facilmente.

Talvez, seu ponto negativo seja a quantidade de versões que muda as opções de controles, trazendo um equalizador mais completo em um controle de potenciômetro mais preciso em outro e outras variações. A limitação à quantidade de sonoridades também é um fator que coloca esse Plugin de Reverb atrás do nosso primeiro colocado.

1. Voxengo OldSkoolVerb – um Plugin gratuito mais completo e fácil de usar

oldskool2.4.1 - Plugins de Reverb grátis: preparamos um Top 3 para você

Pra entrar no nosso primeiro lugar em grande estilo, o Voxengo OldSkoolVerb já traz de cara a possibilidade de mudar o visual, o que o torna muito mais agradável aos olhos. Claro que o que importa aqui é o seu som, mas um bom visual é um diferencial importante.

Sobre a funcionalidade, esse Plugin, traz as principais reverberações utilizadas em produções de áudio. No entanto, esse Plugin de Reverb tem uma função que não é encontrada nos seus concorrentes dessa lista. Trata-se do “voice streming reverb plugin”, uma função pré programada para adicionar reverberação à voz durante stremings.

Com essa função, o usuário vai poder criar um clima legal para a voz durante transmissões ao vivo, sem ter muito trabalho para configurar o reverb, de forma que esse não fique exagerado. Essa função é excelente para quem faz podcast ao vivo ou outras formas de streaming.

O Voxgengo OldSkoolVerb também traz um equalizador completo, regulagens de parâmetros individuais e controle de ganho de saída, assim como o pré delay, presente no segundo lugar do nosso ranking.

Bônus – Cockos ReaVerb – o Plugin de Reverb do reaper

ReaVerb 1024x576 - Plugins de Reverb grátis: preparamos um Top 3 para você

Se você é usuário do Reaper, a DAW mais falada aqui no portal, com certeza já viu o ReaVerb. Esse plugin nativo do Reaper é uma excelente opção para quem usa essa DAW. Ele não entra no nosso Top 3 por ser um plugin específico do Reaper, que inclusive saiu da lista de plugins disponíveis no pacote ReaPlugs, disponível no site da Cockos.

O ReaVerb é bastante completo e traz muitas opções de reverberação que podem ser facilmente reguladas pelo usuário. Uma desvantagem desse plugin é que sua interface não é tão atraente, mas sua funcionalidade, certamente compensa. Vale muito a pena conferir e testar esse Plugin de Reverb que acaba sendo gratuito para quem é usuário do Reaper.

Considerações finais

Enfim, nesse post falamos de forma bem abrangente sobre os reverbs e os Plugins de Reverb. Agora você já entende um pouco sobre esse efeito e tem ótimas opções gratuitas para já sair trabalhando em suas produções. Portanto, só falta desenvolver as técnicas necessárias para obter bons resultados em suas produções.

Para isso, o Portal da Produção oferece uma variedade de cursos que abrangem, desde a produção musical até as técnicas de gravação, mixagem e masterização. Vale muito apena conferir os cursos do Portal e se desenvolver de forma rápida e eficiente nesse mundo da produção de áudio.

Também é possível ter acesso a muitos conteúdos gratuitos, como packs de plugins, aulas e outros presentes que já serão de grande utilidade na sua jornada. Acesse nosso site e confira.

Portal da produção 1024x543 - Plugins de Reverb grátis: preparamos um Top 3 para você

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *