Plugins grátis para mixagem: separamos os 10 melhores para você

Procurando plugins grátis para mixagem? Fizemos uma lista com os 10 melhores para você compor sua caixa de ferramentas e realizar uma mix perfeita.

A mixagem é uma etapa muito importante da produção de áudio. Realizar uma boa mixagem requer bons recursos e um certo conhecimento. Mas que recursos seriam esses? Preciso de muito dinheiro para investir? A resposta é não. Nesse post, você verá 10 plugins grátis para mixagem que separamos para você.

Por falar em plugins, que tal entender tudo sobre eles? Criamos um guia completo para você saber tudo sobre Plugins VST. Com ele, você saberá a aplicação de cada plugin e como tirar o melhor desses recursos que são uma mina de ouro em home studio.

Falando em plugins grátis para mixagem, mostraremos plugins que podem ser usados para mix em geral, ou seja, tanto para instrumentos quanto para voz. Assim, você terá opções de bons plugins para usar em toda a sua mixagem e não apenas em um ou outro elemento.

Esse post não traz um ranking de plugins, pois cada um deles terá uma função diferente na mixagem. Portanto, trata-se de uma lista de bons plugins que indicamos para a sua mix. Consideraremos que você já entende a função de cada um dos plugins citados.

1. Bob Perry Gate – para aproveitar melhor o sinal do seu áudio

bob perry gate 1024x341 - Plugins grátis para mixagem: separamos os 10 melhores para você

Começando a nossa lista de plugins grátis, apresentamos o Bob Perry Gate, um noise gate gratuito que vai eliminar os ruídos do áudio, sem alterar a qualidade do sinal. Esse plugin vai ser uma ótima ferramenta na hora da mixagem, pois ninguém gosta de ruídos indesejados na gravação.

Desenvolvido pela Bob Perry Audio, esse gate traz uma interface de fácil utilização e controles de threshold, attack e hold para determinar sua atuação. Ainda é possível escolher entre um fechamento linear ou em curva, tornando o corte mais suave ou abrupto.

Por fim, esse plugin ainda oferece controle de ganho de saída, para ajustar o volume da track já na primeira etapa da mixagem. É uma ótima opção de noise gate gratuito para a sua mixagem soar melhor e mais limpa.

2. BootEQ MKII – um equalizador e preamp para mixagem mais dinâmica

Variety Of Sound BootEQ MK II v2.1.1 - Plugins grátis para mixagem: separamos os 10 melhores para você

Uma verdadeira pérola da Variety of Sound, o BootEQ MKII é um equalizador de quatro bandas equipado com um preamp valvulado que vai dar mais calor ao seu som. Esse plugin oferece uma resposta rígida de graves e a precisão de um equalizador analógico.

O preamp valvulado desse plugin para mixagem dá um calor peculiar ao som, oferecendo também a possibilidade de inserção de drive, causando a sensação de usar equipamentos analógicos na gravação.

É o verdadeiro som vintage hot em um plugin totalmente grátis. Sem dúvida, uma excelente ferramenta para o seu home studio.

3. ReaEQ – um entre muitos plugins para mixagem nativos da Reaper

reaeq - Plugins grátis para mixagem: separamos os 10 melhores para você

Você deve estar se perguntando o porquê de haver mais um equalizador nessa lista. Simples, mais um plugin grátis para mixagem que você pode usar. Colocar dois equalizadores diferentes na mixagem é uma prática muito comum.

O ReaEQ é a combinação perfeita para o BootEQ MKII. Enquanto o MKII traz a pegada mais analógica, o ReaEQ é um equalizador digital extremamente versátil. Esse plugin traz a opção de acrescentar ou remover bandas de equalização.

Por isso, ele é uma ótima opção para ser usado como segundo equalizador. Assim, você poderá corrigir minimamente as frequências que passarem pelo equalizador anterior. Além disso, o ReaEQ apresenta um monitor gráfico que facilita muito o entendimento da equalização.

Certamente, esse plugin pode contribuir muito para um bom resultado na sua mixagem. Além do mais, é gratuito. Então vale muito a pena testar.

4. Density MKIII – um plugin grátis que não perde para os pagos

densitymkiii 660 - Plugins grátis para mixagem: separamos os 10 melhores para você

Mais uma preciosidade da Variety of Sound, o Density MKIII é um compressor gratuito bastante semelhante aos compressores vendidos nos pacotes T-Racks. Ele traz uma gama de funções que o tornam um dos mais completos compressores grátis.

Uma das suas principais vantagens é a existência de dois canais de saída, permitindo a compressão estéreo do som. O monitoramento separado em Meters e VUs também fazem desse plugin uma excelente opção para mixagem.

Por fim o Density MKIII também oferece chaves para ativar os filtros e transformar o plugin em um limiter. Por isso, ele está entre os 10 plugins grátis de mixagem que separamos para você.

5. ReaComp – mais um compressor grátis para a sua mixagem

reacomp - Plugins grátis para mixagem: separamos os 10 melhores para você

Assim como os equalizadores, muitos produtores realizam a compressão em duas etapas durante a mixagem. Pensando nisso, temos mais um compressor para compor a nossa lista.

Seguindo o mesmo princípio usado na equalização, juntamos ao Density MKIII o ReaComp. Assim, temos a junção de um compressor analógico com um digital. Esse plugin também é nativo da Reaper, compondo o pacote ReaPlugs, oferecido gratuitamente pela Cockos.

O Reacomp é um compressor completo, com várias funções e monitoração por meters separados para as principais funções. Em conjunto com o compressor anterior, ele vai deixar a dinâmica tão linear quanto você desejar.

Há também algumas opções de automação que farão esse plugin se adequar à dinâmica do som, evitando compressão demasiada ou perda de dinâmica.

6. Tonmann DeEsser – plugin grátis e eficiente para mixagem

tonmann deesser - Plugins grátis para mixagem: separamos os 10 melhores para você

Poucos sabem a importância desse plugin na mixagem e acabam não se interessando por ele. No entanto, eliminar a sibilância vai deixar seu áudio mais limpo e confortável de se ouvir.

O Tonmann DeEsser é um ótimo plugin para eliminar aqueles sons de S exagerados, geralmente causados por frequências mais agudas que, se foram retiradas na equalização, podem comprometer a sonoridade.

Por isso, o DeEsser age diretamente nesses pontos, como um compressor. Inclusive seus controles são semelhantes aos de um plugin de compressão. Com controles individuais de Atenuação, Threshold, Release e outros, o Tonmann DeEsser vai atender às sua necessidades sem sofrimento.

7. Mystique tape machine – saturação na medida certa para sua mixagem

Mystique Tape Machine 3 - Plugins grátis para mixagem: separamos os 10 melhores para você

Existem várias formas de se inserir saturação na mixagem. Porém, a mais usada é a de simulação de tape. O Mystique Tape Machine é um excelente plugin para fazer esse tipo de simulação.

Disponível gratuitamente no site do desenvolvedor, Cana San Martin, esse plugin é bastante semelhante ao saturador da waves. Com ele, é possível colocar o efeito de fita no áudio, ou seja, dar aquela cara vintage ao som.

Essa técnica é bastante usada na mixagem de voz e bateria, mas pode ser aplicada a muitas outras coisas, inclusive na masterização final. Assim, o áudio soa mais puro, real e analógico.

8. LoudMax – tenha um áudio sem picos com esse plugin para mixagem

loudmax limiter 1024x576 - Plugins grátis para mixagem: separamos os 10 melhores para você

Muitos compressores já desempenham a função de Limiter. Inclusive, os dois que colocamos nessa lista, podem atuar assim. No entanto, ter um limiter independente na mixagem é mais eficiente, sobretudo em sons com alta compressão.

O LoudMax, da Krav Audio, é um limiter simples e prático. Com apenas dois controles, esse plugin retém os picos do áudio através do controle de threshold e faz a compensação da perda de ganho com o controle de volume.

Pronto, seu áudio está pronto para as modulações que vêm a seguir. Simples e prático, esse plugin é uma ótima ferramenta para a sua mixagem. Embora o uso do limiter seja mais comum na masterização, ele é muito usado na mixagem, sobretudo na mixagem de contrabaixo ou bateria.

9. EpicVerb – um dos melhores reverbs entre os plugins grátis para mixagem

epicverb - Plugins grátis para mixagem: separamos os 10 melhores para você

Chegando às modulações, parte importante da mixagem, temos um ótimo plugin de reverb para apresentar. Teoricamente, um bom plugin de reverb deve apresentar opções de ambientação variadas.

No entanto, trouxemos um reverb que, além disso, oferece um equalizador para a ambientação. O EpicVerb, mais uma jóia no tesouro que é a Variety of Sound, é um plugin de reverb digital mais completo e versátil entre os plugins da categoria.

Além das principais ambientações de reverb (hall, room e plate), esse plugin traz as opções de reflex, que dá a ideia de reflexão do som, e echo, tornando-o um delay. Além disso, esse plugin ainda oferece vários controles para alterar a forma da modulação, a intensidade e outras características da reverberação.

Se você quer um excelente plugin para dar aquela embelezada no seu som, esse é sem dúvidas a melhor opção de reverb para a sua mixagem.

10. Retro Delay – Um plugin grátis para finalizar a mixagem com estilo

retrodelay - Plugins grátis para mixagem: separamos os 10 melhores para você

Seja numa Mixagem de voz, piano, bateria ou até na masterização, um delay sempre cai bem. Então, para finalizar nossa lista de plugins grátis para mixagem, apresentamos o Retro Delay, da E-Phonic.

Como o nome já diz, esse plugin tem uma sonoridade bastante retrô, vintage. Além de uma variedade de delays, esse plugin também oferece efeitos como chorus, flanger e phaser. Sendo assim, você tem um pacote completo de modulações totalmente grátis.

Sendo assim, esse plugin fecha nossa lista com chave de ouro para deixar sua mixagem completa e com uma sonoridade atraente e contagiante.

Considerações finais

Existe uma variedade gigantesca de plugins grátis para mixagem disponíveis na internet. Os que trouxemos aqui são os que se destacaram dos demais existwentes no mercado, seja por funcionalidade, recursos e outras características.

Esses plugins formam uma caixa de ferramentas completa para sua mixagem soar muito bem. No entanto, é necessário desenvolver as técnicas para chegar a esse resultado.

Por isso, o Portal da Produção oferece uma variedade de cursos completos que irão ajudá-lo a ter excelentes resultados mais rápido que com pesquisas aleatórias na internet. Tudo isso com um investimento totalmente acessível.

Além disso, oferecemos muitos conteúdos gratuitos, inclisive alguns dos plugins desse post, para você já ter uma experiência direcionada e melhorar suas produções. Vale muito a pena conferir.

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar
Posso ajudar?
Aprenda tudo sobre áudio e produção musical em um só lugar investindo R$1,36 por dia...😉