Qual o melhor microfone para home studio? Saiba aqui

Você tem dúvidas sobre qual o melhor microfone para o seu home studio? Temos a resposta para tirar suas dúvidas nesse artigo.

Escrito por Adriano

Em 07/28/2020
"

Leia Mais

Se você está iniciando seu home studio para gravar suas produções independentes, certamente deve estar cheio de dúvidas sobre quais equipamentos usar, certo? Entre esses equipamentos, um que tem grande importância e deve ser escolhido com cuidado é o microfone. Será que você já sabe qual é o melhor microfone para home studio?

Um microfone inadequado pode lhe trazer muita dor de cabeça e causar muitas frustrações. Escolher o microfone certo para o seu tipo de trabalho vai lhe ajudar a alcançar bons resultados nas gravações. Por isso, nesse artigo, falaremos o que você precisa saber para escolher o microfone certo.

A primeira coisa que você deve saber é o que é um microfone e qual a sua função em um studio de gravação. Para isso, preparamos um guia completo para ajudá-lo a dominar esses equipamentos e não errar na escolha. Confira clicando aqui.

Bom, agora vamos ao que interessa. Se você já leu nosso guia, sabe tudo sobre os tipos de microfones existentes e suas funções. Então, nesse post separaremos os microfones nas duas principais categorias, dinâmicos e condensadores. A ideia aqui é falar de forma simples e clara qual a melhor aplicação para cada um dos dois em um home studio.

Microfone dinâmico – Fácil utilização e muita aplicabilidade

Microfones dinamicos 1024x1009 - Qual o melhor microfone para home studio? Saiba aqui

Os microfones dinâmicos são conhecidos por qualquer pessoa que já tenha visto um microfone. Eles estão presentes em todos os palcos e studios do mundo e são usados para a captação de voz e instrumentos.

Em um home studio, o microfone dinâmico pode ser usado para a captação de instrumentos acústicos como violão e bateria e, também, para a gravação de voz. Em pequenas produções, como voz e violão, por exemplo, o microfone dinâmico é uma excelente opção para gravação de voz.

Gravações de voz e violão, geralmente são realizadas ao mesmo tempo, com a mesma pessoa cantando e tocando. Nesse caso, usar um microfone condensador para voz fará com que o violão saia também no canal da voz com muito volume, isso tornará a mixagem muito mais complicada.

Usar um microfone dinâmico, fará com que a voz seja captada de forma direcional e isolada, enquanto o violão pode ser gravado, plugado direto na interface ou com outro microfone dinâmico direto nele, isolando também a voz. Em produções maiores, os microfones dinâmicos poderão ser utilizados em conjunto com condensadores para captar diferentes fontes sonoras e ambiências.

Entre os microfones dinâmicos mais conhecidos estão os Shure SM-57 e SM-58, os Sennheiser E835 e E609 e o AKG P3S. Para gravação de voz, o SM-58 e o E835 são os mais conhecidos entre os usuários de home studio.

Microfone condensador – mais sensibilidade e versatilidade para as gravações

microfone condensador 1024x683 - Qual o melhor microfone para home studio? Saiba aqui

Os microfones condensadores são equipamentos mais sensíveis e com uma gama de funções maior. Sua aplicação vai desde a gravação da voz à captação de ambiência de sala, por exemplo. Claro que, se tratando de home studio, não teremos salas tão amplas, mas, ainda assim, ter um microfone condensador à mão é sempre uma boa opção na hora de gravar.

Na maioria das vezes, os condensadores serão usados para gravar voz, overs de bateria ou instrumentos acústicos, em se tratando de home studio. As combinações com microfones dinâmicos são uma boa opção em diversas gravações, como violões, por exemplo. Entre os mais populares no Brasil estão o MXL 990, o AKG Perception P220 e o Audiotechnica AT2020.

Mas qual o melhor microfone para o meu home studio?

microfone dinamico shure 1024x576 - Qual o melhor microfone para home studio? Saiba aqui

A resposta para essa pergunta vem com outras perguntas. Que tipo de trabalho você vai realizar em seu home studio? Seu studio é de pequeno, médio ou grande porte? Você gravará bateria ou outros instrumentos acústicos além de violão?

Respondendo a essas perguntas, você saberá qual ou quais os melhores microfones para o seu home studio. Mas, a resposta genérica é simples: o melhor microfone para o seu home studio é aquele que atenda às suas necessidades. Se você pretende gravar apenas trabalhos simples como voz e violão, um Shure SM-58 (ou um dos similares) o atenderá perfeitamente.

No entanto, se você pretende realizar projetos mais ousados, certamente precisará de um condensador como o MXL 990. Dependendo da sua pretensão com seu home studio, você precisará não apenas do melhor microfone, mas dos melhores, dentro da sua realidade.

Nossa indicação, entre os mencionados, é que você tenha pelo menos um SM-58, um SM-57 e um MXL 990. Assim, você estará munido para as principais necessidades de gravação com microfones, pois terá um microfone dinâmico para voz, um para instrumentos e amplificadores e um condensador de muita qualidade para ambos.

Considerações finais

Montar um home studio não é um sonho difícil de se realizar, quando se sabe realmente quais são suas ambições na área. Com um investimento básico, é possível adquirir os equipamentos necessários para começar a trabalhar e tirar os projetos do papel.

Uma coisa que deve ser bem pensada e definida antes de iniciar é qual o tamanho do seu sonho, qual o tipo de produção que se quer realizar e qual mensagem levar. Além disso, outro ponto a ser definido é quanto se está disposto a investir. Pensar de forma racional em quanto gastar é uma tarefa importante para evitar frustrações e perda do estímulo.

É importante começar com o pé no chão e ir subindo gradativamente, adquirindo novos equipamentos, recursos e o mais importante, conhecimento. Por isso, dominar as técnicas de produção, gravação, mixagem e masterização é uma etapa essencial para se alcançar bons resultados. Sem isso, não adianta ter os melhores equipamentos do mundo, seu sonho não sairá do lugar.

Pensando em disseminar o conhecimento a respeito do que falamos acima, o Portal da Produção oferece vários cursos sobre os mais variados temas relacionados a produção musical e studio de gravação. Além disso, muitos conteúdos gratuitos são disponibilizados no portal. Dá uma conferida e já comece a aprender o que precisa para iniciar seus trabalhos agora mesmo.

Portal da produção 1024x543 - Qual o melhor microfone para home studio? Saiba aqui

Baixe Conteúdos Grátis!

Aulas, Plugins, Multitracks, Instrumentos para Kontakt e muito mais…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *